Geral

Tribunal de Justiça registra novas denúncias de golpe contra credores de precatórios

Conforme relatos das vítimas, a tentativa de golpe é feita por telefone ou whatsapp.

Divulgação

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) informa que novos casos de golpe contra credores de precatórios foram registrados no Estado. De acordo com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC), os estelionatários agem da seguinte forma: eles se dizem funcionários do TJSC ou advogados e ligam para quem tem valores a receber com a informação de existência de recursos a serem levantados.

Conforme relatos das vítimas, a tentativa de golpe é feita por telefone ou whatsapp. Um interlocutor identifica-se como servidor do TJSC, dizendo ser “procurador geral dos credores”. Uma das técnicas mais utilizadas é a cobrança de taxa para que seja possível realizar o levantamento do respectivo alvará com a liberação do dinheiro repassado pelo ente devedor.

O modo com operam os golpistas é considerado pelo setor de inteligência do TJ como sofisticado e persuasivo, uma vez que o falsário chega a informar o valor do precatório que a vítima tem direito a receber com dados pessoais da vítima. A Assessoria de Precatórios do TJSC informa que não entra em contato com os credores – seja via telefone, e-mail, whatsapp ou redes sociais – e a ordem do pagamento obedece a critérios técnicos.

O precatório é uma requisição devida a qualquer pessoa que saiu vitoriosa de uma ação judicial movida contra o poder público (União, Estados, Municípios, autarquias, fundações). O magistrado que julgou o processo requisita o pagamento ao presidente do Tribunal de Justiça, já com a indicação da conta para o depósito. O pagamento obedece a uma ordem cronológica que está disponível na página da Assessoria de Precatórios do TJSC. A unidade deixa claro que em hipótese alguma exige algum depósito de valor para liberação dos recursos. Os credores vítimas do golpe devem registrar boletim de ocorrência. Mais informações podem ser obtidas junto a Assessoria de Precatórios.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Ao receberem a denúncia, os atendentes devem comunicar imediatamente às autoridades competentes