Geral

Tribunal Regional do Trabalho suspende eleições do Sindicato dos Mineiros

Decisão foi tomada para garantir defesa e julgamento da Ação Civil Pública ajuizada pelo MPT em 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O processo eleitoral do Sindicato dos Mineiros teve mais um desfecho nesta semana. O Tribunal Regional do Trabalho suspendeu as eleições da nova diretoria, que aconteceria em junho deste ano, para garantir defesa e julgamento da Ação Civil Pública, instaurada no ano passado pelo Ministério Público do Trabalho. Conforme o Portal Engeplus, a decisão foi emitida pela desembargadora Gilese Pereira Alexandrino, na tarde desta quinta-feira (21).

De acordo com o advogado do processo eleitoral, Alexandre Barcelos João, mesmo sem eleições, a atual diretoria continua no comando. "O tribunal entendeu que não poderia designar eleição sem permitir a ampla defesa do sindicato. Contudo, a atual diretoria permanece, e a eleição suspensa até instruir e julgar essa Ação Civil Pública", aponta. 

Para ler a liminar, clique aqui.

Relembre o caso

O Sindicato dos Mineiros é alvo de uma Ação Civil Pública instaurada pelo Ministério Público do Trabalho que foi desencadeada após a reivindicação de um grupo de trabalhadores da empresa Cooperminas, que não estava contente com a gestão da época e com a falta de prestação de conta das movimentações feitas pela direção do sindicato.

Um dos principais itens relatados ao MPT foi a não divulgação da realização do processo eleitoral, que estava em andamento para que chapas oponentes a que estava no comando pudessem ser inscritas.