Política

TSE abre testes de sistema de segurança das urnas eletrônicas

Códigos-fontes ficarão abertos por duas semanas para investigadores elaborarem plano de ataque e sugerirem melhorias

Divulgação

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) abriu nesta segunda-feira, 11, a inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas. Esta é uma etapa preliminar da edição 2021 do Teste Público de Segurança (TPS) do sistema eletrônico de votação brasileiro, que será realizado entre os dias 22 e 26 de novembro. A etapa inicial, de inspeção dos códigos-fonte, vai até 22 de outubro.

A segurança das urnas eletrônicas foi um dos temas usados pelo presidente Jair Bolsonaro para atacar o Poder Judiciário. Ele questionou a segurança do sistema brasileiro, sem, no entanto, apresentar indícios de fraudes.

Após os ataques, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, aumentou a publicidade dos testes de segurança que são feitos regularmente e prometeu ampliar os procedimentos de controle. Uma das medidas adotadas foi a ampliação do prazo para a análise dos códigos-fontes de uma para duas semanas.

Esta edição do TPS tem 39 investigadores inscritos. Na etapa de análise dos códigos-fontes, os investigadores elaboram seus planos de ataques, que serão avaliados e poderão ser selecionados para compor o TPS 2021. Durante o teste, os investigadores apontam vulnerabilidades, sugerem melhorias e se credenciam para reexaminar o código depois, se assim desejarem, até a lacração do sistema, que se finaliza em agosto de 2022.

De acordo com o TSE, desde que o sistema de votação eletrônico foi implementado no Brasil, há 25 anos, nenhum tipo de fraude foi constatada. Desde 2009, é realizado o procedimento de teste das urnas com um ano de antecedência das eleições.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Engenheiro da Famor esclarece aos vereadores de Orleans sobre trabalhos realizados

Na Ordem do Dia, foram aprovados Projeto de Lei Complementar, Moção de Apoio, Requerimento e Indicação.

Um projeto de lei e seis proposições pautam sessão do Legislativo de Lauro Müller

Atletas de Muay Thai, Karatê e Jiu Jitsu de Criciúma conquistam pódio em competições

Disputas foram no Rio de Janeiro e em Videira

“Ela era o tesouro da vida dele”, diz tia de policial morto pela filha em SC

Neife Werlang, de 46 anos, foi morto na sexta-feira (18) em São Miguel do Oeste; duas suspeitas estão apreendidas em Chapecó