Geral

TSE cassa vereadores de Sombrio por fraude na candidatura de mulheres

Segundo decisão, coligação formada por quatro partidos em Sombrio, indicou mulheres apenas para preencher o mínimo necessário. Uma das candidatas nem votou em si mesma.

Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou a candidatura de cinco vereadores de Sombrio, que foram eleitos pela mesma coligação, por fraude no lançamento de candidatas mulheres nas últimas eleições municipais, em 2016. A decisão foi publicada na quarta-feira (9). A defesa dos vereadores informou à NSC TV que ainda não foi notificada, mas que deve recorrer da decisão.

A chapa em que concorreram esses vereadores foi cassada pelo TSE em Brasília. Ou seja, é como se a chapa tivesse sido ‘anulada’ da última eleição municipal.

De acordo com a decisão, a coligação formada por PMDB, PSB, PRB e DEM fraudou o processo eleitoral ao indicar o nome de quatro mulheres apenas para preencher o mínimo necessário estabelecido em lei, que é 30% de candidatas mulheres. No entanto, ainda conforme o TSE, uma das candidatas da chapa não tinha nem votado nela mesma. Esses e outros indícios de fraude foram levantados.

Cinco candidatos dessa coligação foram eleitos para a Câmara de Vereadores de Sombrio: Adenir Duarte, Carlinhos Gomes, Nego Gomes e Som da Garuva, todos do MDB, além de Daniel Bittencourt, do PSB.

O TSE frisou também que só com a candidatura das mulheres foi possível a eleição dos homens e, por isso, decidiu pela perda do mandato de todos, inclusive de suplentes da chapa.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) precisa notificar os envolvidos. Os votos da chapa devem ser anulados, depois recontados e as vagas distribuídas para as outras coligações que concorreram.

Nesta semana, o TSE decidiu cassar a chapa formada por PSDB, PR, PTS, PSC e PCdoB pelo mesmo motivo e o único vereador eleito pela coligação também perdeu o mandato.

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

Eleições 2020: PL define pré-candidato a vice-prefeito e candidatos a vereadores de Lauro Müller

O partido realizou convenção na noite de sexta-feira (11).

Decreto suspende pedidos de gratificação em Criciúma e indícios de fraudes são investigados

TSE aprova reserva de recursos para negros nas eleições de 2022

Critério de distribuição também deverá ser aplicado no tempo de TV

Vereadores são informados que CDL não usará recurso público para a campanha Compre de Orleans

Em sessão nesta segunda-feira (12), os vereadores ainda aprovaram a concessão de alvará para extração de mineral caulim e questionaram os serviços do estacionamento rotativo