Saúde

Tubarão atinge marca de 16 mil exames PCR realizados durante a pandemia

Ao todo, levando-se em conta os testes rápidos também, foram realizados até o momento 50.563 exames

Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (13) que a equipe coordenada pela enfermeira Fernanda Ribeiro Borghezan atingiu a marca de 16.000 exames do tipo RT-PCR coletados desde o início da pandemia de Covid-19 em Tubarão. Ao todo, levando-se em conta os testes rápidos também, foram realizados até o momento 50.563 exames, o que indica que 47% da população já realizou ao menos um tipo de teste.

O exame na detecção do Covid-19 considerado padrão ouro pelo Ministério da Saúde é o RT-PCR, comumente conhecido por exame do cotonete. Sua coleta é rápida e indolor, com o material coletado sendo enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen, em Florianópolis, para ser analisado e o seu resultado posteriormente divulgado.

Em Tubarão a coleta é realizada em novo endereço desde o último dia 4, na rua Pedro Peicher de Carvalho, número 363, no bairro Oficinas, em anexo ao Circulo Ferroviário. O horário de atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas, de segunda a sábado.

Ressalta-se que esta coleta é feita mediante agendamento prévio, realizado na própria unidade de saúde do paciente, após realizada avaliação médica. Além das unidades, o serviço é disponibilizado ainda aos pacientes atendidos nos hospitais de Tubarão e na Clínica Pró-Vida.

A fundação gostaria de alertar à população que a pandemia não acabou, devendo-se manter os cuidados para se evitar a propagação do vírus, com a utilização de máscara, álcool a 70% para higienização das mãos, distanciamento social, e se evitar as aglomerações.

A Fundação Municipal de Saúde, o Coems (através dos telefones 3621-9618 e 3621-9619), as Unidades Básicas de Saúde e a Policlínica Central estão à disposição para atender à população.

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.