Geral

Tubarão disponibilizará medicamentos para o tratamento precoce de pacientes sintomáticos com Covid-19

Os medicamentos Cloroquina, Ivermectina e Azitromicina serão disponibilizados para os tubaronenses.

Divulgação

A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) do município, formada por representantes médicos, farmacêuticos, enfermeiros, odontólogos, professores representantes dos cursos de Medicina e Farmácia da Unisul e pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, apesar das poucas evidências científicas, decidiu pela implantação do eventual manejo terapêutico, disponibilizando os medicamentos Cloroquina, Ivermectina e Azitromicina para os tubaronenses.

A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã de quinta-feira (16), durante a qual foram analisadas as recomendações técnicas sobre o uso de medicamentos para o tratamento precoce de pacientes sintomáticos com diagnóstico da Covid-19.

Importante ressaltar que a prescrição desses medicamentos fica a critério do médico, que deve definir o tratamento adequado para cada situação, com a devida concordância do paciente ou responsável.

Os profissionais de saúde receberão os documentos elaborados pela CFT, contendo as informações necessárias para a prescrição e dispensação de tais medicamentos, assim como o fluxograma para o atendimento dos pacientes.

O medicamento Azitromicina já está disponível na Farmácia Básica Central para os munícipes de Tubarão. Devido à alta demanda, o medicamento Ivermectina está em falta. Já foi realizado novo pedido de compra, porém a empresa relata dificuldades na aquisição com os laboratórios. Já o medicamento Cloroquina, fornecido pelo Ministério da Saúde, por meio da secretaria Estadual de Saúde, foi solicitado e deve ser disponibilizado nos próximos dias.

Com informações do site HC Notícias

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.