Turismo

Tubarão e Sebrae/SC lançam roteiro para valorizar o turismo local

Rota Termas da Guarda será oficialmente apresentada nesta semana, na maior feira de turismo da América Latina

Divulgação

Considerada a cidade mais hospitaleira do país, segundo usuários da plataforma Airbnb, Tubarão lança nesta semana, em parceria com o Sebrae/SC, a Rota Termas da Guarda. O destino será apresentado oficialmente na Festuris, maior feira de turismo da América Latina, de 4 a 7 de novembro, em Gramado, na Serra gaúcha.

A Rota Termas da Guarda é resultado do projeto Tubarão é Mais, idealizado pela Prefeitura Municipal e Sebrae/SC. O movimento atua na retomada econômica de micro e pequenos negócios da Cidade Azul afetados pela pandemia do novo coronavírus nos segmentos: agricultura; artesanato; comércio varejista; gastronomia; inovação; e turismo.

“O roteiro vem sendo estruturado há um ano dentro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com a participação ativa do empresariado local. O objetivo é evidenciar um grande atrativo de Tubarão, pouco conhecido até mesmo na região: a água termal. Temos a quarta melhor fonte de água termal do mundo e a segunda melhor do país, com alto poder de cura e comprovada eficácia à saúde”, afirma a analista de turismo da Prefeitura de Tubarão, Josiane Linhares.

As águas hidrominerais da Rota da Termas da Guarda possibilitam banhos relaxantes e prazerosos, além de atividades terapêuticas, esportes e lazer em meio à natureza. Também integram o roteiro experiências com a ruralidade e o contato com a arte, a cultura e a história de Tubarão.

“Listamos 15 atrativos com a proposta de agregar valor e desenvolver turisticamente o município. Para isso, também vamos investir em infraestrutura, com a construção de uma ponte para ligar às margens direita e esquerda das Termas da Guarda e ampliar o acesso à localidade. Com a estruturação de um complexo na rota, a ideia também é atrair novos investimentos para o município”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão, Giovani Bernardo.

Primeiro produto turístico da história de Tubarão

Organizada de forma a integrar todo o potencial turístico de Tubarão, a Rota Termas da Guarda pode ser considerada o primeiro produto turístico da história do município.

“Temos um grande potencial turístico, mas precisamos que a população em geral tenha conhecimento e pertencimento dessa vocação. O turismo é uma atividade que gera grande desenvolvimento econômico, pois atrai dinheiro novo e impulsiona o setor de serviços”, ressalta o prefeito Joares Ponticelli.

Fortalecimento do turismo regional

Parceiro das ações de turismo em Tubarão, o Sebrae/SC defende a estruturação de roteiros locais para posterior ampliação em nível regional.

“A ideia é organizar produtos turísticos em alguns municípios estratégicos para dar sustentação a um grande roteiro Sul catarinense. Nesse sentido, a Amurel se destaca, pois tem trabalhado já há algum tempo na formatação de novos produtos com a consultoria técnica do Sebrae”, comenta a gestora regional de turismo do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

A Rota Termas da Guarda está localizada na Região Turística Encantos do Sul, entre a Serra e o Litoral Sul catarinense. Integra ainda a Rota Encantos da Encosta, formada pelos municípios de Gravatal, Lauro Müller, Nova Veneza, Orleans, São Martinho e Urussanga. Em um raio de aproximadamente 100km, a rota une o frio das paisagens montanhosas da Serra à terapia das águas termais, interligando-se ainda com a Rota da Baleia Franca, que compreende Laguna, Imbituba e Garopaba, também pertencente à Região Encantos do Sul.

Benefícios da água termal

A água termal de Tubarão possui temperatura de 37º na fonte e é considerada a quarta mais radioativa do mundo e a segunda do Brasil. Apresenta diversos benefícios à saúde em banhos de imersão e tratamentos à base de lama medicinal. Além de proporcionar banhos relaxantes e prazerosos, possui alto poder de cura e comprovada eficácia no tratamento de reumatismos, cálculo renal, circulação, hipertensão, stress, úlceras, entre outras doenças. Também estimula a atividade celular e possui ação sedativa.

Atrativos da Guarda

Hotel Termas da Guarda;

Hotel Sandrini;

Espaço Urucum;

Viva o melhor;

Coliseu Estúdio;

Atelier Ene Artes.

Atrativos Rurais

Propriedade Tio Ivo;

Sítio Pedacinho do Céu;

Restaurante Recanto Maria Laura;

Café Colonial Cultural Cancelier.

Atrativos da História e Cultura de Tubarão

Museu Ferroviário;

Passeio de Maria Fumaça;

Centro Municipal de Cultural – Exposição Willy Zumblick;

Casa Huberto Rohden;

Hangar 737.

Notícias Relacionadas

Dez escolas municipais de Criciúma já tiveram seus documentos antigos digitalizados

Objetivo da Secretaria de Educação é criar acervo com decretos, cadastros de estudantes e professores, fotos históricas e demais documentos das unidades de ensino

Colégio Satc inicia transição de alunos para novas séries

Desafios e mudanças para os alunos que passam para o Ensino Fundamental são monitorados pelo corpo pedagógico

“Estamos perto de ver o topo da inflação”, diz presidente do BC

Campos Neto afirma que pode haver melhora no ano que vem

Queda de elevador deixa um homem ferido dentro de padaria em SC

Estado de saúde da vítima é estável; acidente aconteceu no bairro América