Geral

Tubarão lamenta morte de João Albino

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

A comunidade esportiva e imprensa de Tubarão perderam ontem o empresário João Agenor Albino, de 61 anos. Ex-jogador do Hercílio Luz, Guarani de Campinas e Avaí, fundador do jornal semanário Nossa Folha e ex-colunista esportivo do Diário do Sul, João Albino estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição desde o dia 18 por conta de complicações pulmonares, mas acabou falecendo por conta de um infarto.

João Albino nasceu em Laguna, mas foi em Tubarão que ganhou notoriedade no mundo esportivo. Ele jogou no Hercílio Luz, depois Guarani de Campinas (SP) e Avaí nos anos 70. Também foi presidente do Hercílio Luz na gestão que promoveu a reconstrução de parte da estrutura do Estádio Anibal Costa, danificado na enchente de 1974, e em 2010 assumiu a presidência do Atlético Tubarão.

O ex-jogador também foi bancário e trabalhou anos no antigo BESC. Depois de ser colunista esportivo do Diário do Sul, no início dos anos 2000, João Albino decidiu ter o próprio jornal e criou o Nossa Folha, em circulação há 12 anos. A última edição, a de número 636, foi colocada em circulação na cidade ontem, dia da morte do seu fundador.

Conforme o jornal Diário do Sul, nos últimos anos a saúde de João Albino já estava bastante debilitada por conta do diabetes. Ele se locomovia com dificuldades, mas estava bastante lúcido. Fã do ex-atacante Romário e torcedor fanático do Flamengo e do Avaí, ele também tinha muito orgulho e afeição ao neto Caetano Albino Torcelli, de 13 anos, uma promessa do futebol tubaronense.

“O neto era a paixão dele”, diz a filha Clarissa Emerick Albino.

Levado para o hospital no dia 18, João Albino alternou bons e maus momentos de saúde até entrar em coma induzido. Na manhã de ontem não resistiu a um infarto e faleceu. Divorciado, ele deixou os filhos Clarisse e Conrado e o neto Caetano. O sepultamento será hoje pela manhã no Cemitério Horto da Saudade, em Tubarão.