Geral

Tubarão pode receber núcleo de serviços florestais

Foto: Divulgação

Tubarão está pleiteando a instalação de um núcleo de serviços florestais. Esse foi o pedido realizado pela Unisul, juntamente com vários prefeitos da Amurel, ao diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto. Eles estiveram reunidos na Universidade, nesta segunda-feira (6), e conversaram sobre a possibilidade.

Segundo o professor Rodrigo de Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unisul, Tubarão possui uma posição estratégica sob o ponto de vista da localização geográfica. “O município está inserido no domínio da Floresta Atlântica (Floresta Ombrófila Densa) e distante menos de duas horas da Serra Geral (Floresta de Araucária). Além disso, conta com facilidade de acesso via BR-101 e um aeroporto regional. A implantação em Tubarão fortalecerá o desenvolvimento do setor da área florestal”, esclarece.

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) é uma autarquia do governo federal que trata do manejo das Florestas Nacionais, do Sistema Nacional de Informações Florestais das concessões florestais, do Cadastro Ambiental Rural e de toda a política florestal brasileira. Atualmente, o SBF possui apenas três núcleos no Brasil, todos nas regiões Norte e Nordeste do país.

Parceria com a Unisul

Para o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, a implantação de um núcleo do SFB em Tubarão poderia trazer muitos benefícios para a região. Além disso, poderia ser um grande parceiro da Universidade, tendo em vista a relevante atuação da Unisul na área socioambiental. “A implantação ampliará o rol de oportunidades de fomento para projetos de pesquisa, educação e extensão, o que, por consequência, impactará positivamente no desenvolvimento da Unisul e do Estado de Santa Catarina”, destaca.

A Universidade possui o terceiro curso de Agronomia mais antigo do Estado. Para o coordenador do curso de Agronomia, Celso Albuquerque, esse é um diferencial da Unisul. “Estaríamos nos candidatando para receber essa unidade, que dá suporte ao escritório de Brasília, na área de gerenciamento de serviços florestais. É importante destacar o potencial que a região sul tem na área. A Universidade pode colaborar muito, já que possui o curso de Agronomia, Ciências Biológicas e também o Mestrado em Ciências Ambientais”, reforça.

Projetos Socioambientais

A Unisul colabora na elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação, como a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e Parque Florestal do Rio Vermelho. Vem atuando também em diversos Conselhos Gestores, Comitês e Grupos de Trabalho, criados para implementação da agenda de desenvolvimento sustentável.

Colaboração: Comunicação Unisul 

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

PRF prende quadrilha especializada em furto de roupas em shopping centers na região de Tubarão

Os suspeitos confessaram que furtaram as roupas de lojas da região no final de semana e estavam indo vender as roupas em Tubarão.

Três pessoas são presas em Tubarão ao pedir doações para entidade que não existe

Os suspeitos foram presos por estelionato na tarde desta segunda-feira (23)