Poder Executivo

Tubarão se despede de Con, ex-vice-prefeito

Tubarão se despede de Con, ex-vice-prefeito

Foto: Divulgação

Faleceu ontem à tarde, em casa, aos 70 anos, o ex-vice-prefeito de Tubarão, Ângelo Antônio Zabot, conhecido popularmente como Con.

Ele estava com a saúde fragilizada e em fevereiro chegou a ser internado na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição – HNSC, em função de problemas decorrentes de insuficiência cardíaca, doença da qual já sofria há alguns anos.

Nos últimos seis meses, o quadro de saúde piorou e o político foi diagnosticado com complicação renal. O ex-vice-prefeito era casado há quase 50 anos com Eza Zabot, que hoje ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores de Tubarão, com a qual teve três filhos e sete netos.

Zabot começou sua vida política no ano de 1968, quando foi candidato a vereador pelo PSD. Ele já foi vice-prefeito com Paulo Osny May, e foi prefeito interino em 1982. Dez anos depois, foi o segundo vereador mais votado em Tubarão, repetindo o feito na gestão seguinte. Entre 2000 e 2004, foi vice do prefeito Carlos Stüpp.

O velório ocorre na Capela Sta. Terezinha e a missa será na igreja de Oficinas, às 16h. O sepultamento será no Horto dos Ipês.

Goleiro, vereador, vice-prefeito e dirigente

Ângelo Antônio Zabot, conhecido como Con, nasceu em 1946 e sempre esteve ligado ao futebol, paixão que deixou de herança para os filhos, Luciano, que jogou nas categorias de base do Ferroviário, Alexandre, que jogou na base do Criciúma e foi goleiro do Tubarão e coordenador de base do clube, e Thiago, que teve carreira no futebol, passando pelas categorias de base do Corinthians, e no futsal, onde jogou oito anos na Itália.

Con começou a sua carreira no esporte aos 18 anos, quando trabalhava na Ferrovia Tereza Cristina, e se tornou goleiro do Ferroviário. Em 1970, conquistou com a camisa do clube o campeonato estadual. Entre 1970 e 1974, foi escolhido três vezes como o melhor goleiro do Estado.

Em 1972, foi contratado pelo Figueirense e retornou à Cidade Azul em 1975, para vestir a camisa do Hercílio Luz. No fim dos anos 70, o goleiro foi jogar no Caeté e Noroeste.

Ainda em 1975, paralelamente ao esporte, Ângelo começou sua carreira na política. Ele foi presidente da Comissão Municipal de Esportes de Tubarão e foi quatro vezes vereador de Tubarão. Em 1982, foi vice-prefeito com Paulo Osny May, quando chegou a assumir a prefeitura de forma interina. Entre 2000 e 2004, foi vice do prefeito Carlos Stüpp.

Con também foi, nos anos 90, presidente do Conselho Deliberativo do Ferroviário, quando o clube realizara uma fusão com o Hercílio Luz para a criação do Tubarão FC. Nos anos 2000, foi presidente do Tubarão FC e em seu mandato conquistou o quarto lugar na Copa Sul-Minas, em 2002, e a vaga à Série C do Campeonato Brasileiro.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Colisão frontal termina em morte em Balneário Rincão

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Mulher encontrada morta em Balneário Arroio do Silva é identificada

Eleições 2020: PL define pré-candidato a vice-prefeito e candidatos a vereadores de Lauro Müller

O partido realizou convenção na noite de sexta-feira (11).