Geral

Tudo pronto para a terceira edição da maior feira de agronegócio da região

O silêncio no pavilhão de exposições José Ijair Conti deu espaço às marteladas, furadeiras e troca-troca nas instalações. Desde segunda-feira da semana passada, centenas de pessoas passam o dia no espaço para estruturar a maior feira de agronegócio, agricultura familiar, pecuária e piscicultura do Sul de Santa Catarina. A colocação dos stands termina hoje, para que a AgroPonte receba, de forma familiar, os aproximadamente 40 mil visitantes que estão sendo aguardados nos cinco dias de feira.

Entre 14 e 18 de agosto, cerca de 80 expositores e 20 cooperativas levarão ao pavilhão o que de mais moderno há no setor. Conforme o organizador do evento, Willi Backes, inúmeras inovações serão apresentadas. “A New Holland está trazendo equipamentos de ponta, há lançamentos mundiais, mini-aviário, a Saint Beer fará chope durante a feira, entre outras novidades. Além disso, teremos a primeira Exposição Estadual de Animais”, explana Willi.

Para esta exposição, uma estrutura de aproximadamente 2 mil metros quadrados está sendo montada. Cerca de 450 animais estarão no local, entre eles, espécies bastante difíceis de serem encontradas na região, como os búfalos brancos e os gados britânicos. A Polícia Militar também participará com o canil e com a cavalaria. “Estamos fazendo tudo da melhor maneira para que o visitante venha e saia satisfeito. São diversas atrações envolvendo tecnologia, agronegócio, cooperativismo, pecuária, entre outros seguimentos do setor”, enfatiza Jaqueline Backes, da organização do evento.

Uma feira construída a centenas de mãos

Tudo é feito com muito cuidado e empenho. E para que o pavilhão fique pronto a tempo, cerca de 500 pessoas estão diretamente envolvidas na montagem da estrutura. Cada pequena modificação exige uma série de cuidados. São paredes, vidros, iluminação, ventilação, detalhes quase que imperceptíveis ao visitante, mas que preocupa os organizadores e responsáveis. “Tudo é detalhadamente pensado. Muito trabalho, mas que vale a pena depois de pronto”, explana Willi. “A feira não está movimentando apenas Criciúma, mas a região toda. São empresas e trabalhadores de diversos municípios que estão participando efetivamente da montagem da AgroPonte”, complementa.

Gado Brahman entre as atrações

A exposição de animais será um dos principais atrativos da terceira edição da feira. Pela primeira vez, os animais foram agregados ao evento para completar a cadeira produtiva do agronegócio. Arnaldo Bez Batti é um dos pecuaristas responsáveis pela diversidade da mostra. Urussanguense, deve levar cerca de 18 gados Brahman, de primeiríssima qualidade, reconhecidos nacionalmente. “Comecei a trabalhar com esta raça em 1995. Morei nos Estados Unidos dois anos e conheci o animal lá. Comecei com duas vacas e dois touros, hoje já são cerca de mil cabeças de gado”, informa Arnaldo.

Alguns dos animais do urussanguense têm mais de uma tonelada, e impressionam pela postura, cor e docilidade. Conforme o pecuarista, o Brahman é um gado de carne nobre e muito valorizado mundialmente. “Este é um gado precoce. Nasce com 27, 30 quilos, para não machucar a vaca, mas tem o desenvolvimento muito rápido. Com dois anos ele chega a ter 500, 600 quilos”, comenta.

Arnaldo é o principal produtor da raça de Santa Catarina. Os animais estão divididos nas fazendas de Urussanga, Jaguaruna e Imaruí. Para o médico veterinário e gerente de Agricultura e Agronegócios de Criciúma, Salomão Roman da Silveira, os gados são exemplos de melhoramento genético. “São tops no Brasil. Em nenhum outro lugar se vê Brahmans como estes aqui. Vale a pena vir aqui e conferir o trabalho desenvolvido pelo Arnaldo”, coloca.

Saiba mais

Quando: De 14 a 18 de agosto

Onde: Pavilhão de eventos José Ijair Conti

Valor: Todas as atividades da AgroPonte são de acesso gratuito

Horários de visitação: Quarta, quinta e sexta-feira: Das 16h às 22 horas. Sábado, das 10h às 22 horas. Domingo, das 10h às 18 horas.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação

[soliloquy id=”36077″]