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Túnel do Morro do Formigão começa a ganhar forma

A construção do túnel de transposição do Morro do Formigão, na BR-101, em Tubarão, prossegue em ritmo acelerado. Os operários da empresa JDantas/Novatecna, responsável pela obra, já iniciaram os trabalhos de detonação na construção da galeria. Quem passa pelo quilômetro 337 da rodovia já pode ver o túnel tomar forma.

Os trabalhos seguem a todo vapor e diversas máquinas realizam o serviço. A obra iniciou em fevereiro. Na primeira parte, as atividades consistiram na abertura da via de serviço entre o canteiro de obras e a frente de trabalho do emboque sul do túnel, com a supressão da vegetação rasteira, rochas e a camada de solo de baixa resistência.

Além disso, a agilidade no serviço deve-se ao serviço realizado em ambos os emboques. Desde março, uma nova frente de trabalho começou a atuar no emboque norte. Agora, a obra segue na segunda etapa, que contempla detonação e escavação de rochas.

Os motoristas precisam atentar para os equipamentos e trabalhadores a bordo da pista. É preciso que a velocidade seja reduzida na localidade. Outro ponto que precisa de atenção é em relação ao estreitamento da pista.

A obra

A obra de transposição do túnel do Morro do Formigão, quando pronta, totalizará 900 metros – 450 metros de extensão em rocha escavada e mais 450 metros nos acessos necessários às duas entradas. A construção do túnel é de responsabilidade do consórcio JDantas/Novatecna. É a quarta obra para transposição de maciços rochosos.

De acordo com o projeto, o túnel terá dez metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda.

Ainda estão projetadas duas proteções de concreto em cada borda da pista e proteção para o passeio público. O lote de obras inicia no quilômetro 337,8, após a alça de acesso entre a SC-390 até a BR-101 sul e termina no quilômetro 338,7, próximo ao acesso ao bairro Sertão dos Corrêa.

Projeto à construção da quarta faixa é retomado

Mesmo com a boa notícia da liberação da Licença Ambiental Prévia (LAP) para a construção dos dois túneis no Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, gestores do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) voltaram a discutir ontem, em Brasília, a abertura da quarta faixa no atual traçado da rodovia.

Não é a primeira vez que o projeto entra em pauta. A intenção é desafogar o trânsito enquanto o túnel não sai do papel – afinal, serão, pelo menos, três anos de obras, a contar, possivelmente, de março ou abril do próximo ano (isso se a licitação sair até dezembro).

O maior empecilho é o entendimento jurídico, pelo Ministério Público Federal, de que a quarta faixa abrange a área indígena que margeia a rodovia e, portanto, traria prejuízo para a tribo Guarani.

Por outro lado, o Dnit sustenta que a pista fica em cima da área de domínio da rodovia. Além disso, a solução é paliativa, já que este trecho será, quando os túneis estiverem prontos, municipalizado ou estadualizado.

A abertura da quarta pista é avalia em R$ 12 milhões. Enquanto as discussões reiniciam, segue, em paralelo, a finalização do projeto executivo da obra. Cerca de 10% do documento está pendente porque a conclusão dependia das condicionantes observadas na LAP.

O projeto, avaliado em torno de R$ 600 milhões, prevê a perfuração de dois túneis de 2.220 metros cada, que atravessarão o maciço do Morro dos Cavalos.

No lado sul, a obra iniciará logo após as pontes sobre o Rio Maciambu. No lado norte, o túnel termina em cima de pistas elevadas (viadutos de 400 metros cada), o que evita o aterro da área.