Geral

Túnel do Morro do Formigão: “É inconcebível estar pronto e não liberado”

Foto: Jailson Vieira/Notisul

Foto: Jailson Vieira/Notisul

A liberação do tráfego no túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, ocorrerá no próximo mês, conforme divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), junto com a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Porém, no túnel, o tráfego será liberado provisoriamente em uma faixa até que a nova Ponte Cavalcanti seja concluída em dezembro. A via terá somente um sentido, o sul.

Mesmo que seja em uma pista, sem os acessos das obras complementares finalizadas, a liberação do túnel é imprescindível para a diminuição do número de acidentes. O chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Tubarão, Wilmen Vieira, afirma que no início de maio os representantes do Dnit garantiram a liberação até o fim do último mês. 

A previsão é que os trabalhos na nova ponte em Laguna sejam finalizados em nove dias, mas a inauguração depende da agenda da presidente Dilma Rousseff, logo a liberação do túnel levará, no mínimo, mais dez dias. Para Wilmen, o topo do morro é um local de conflito permanente com acidentes causados por caminhões quebrados e com vítimas. “O encontro do fluxo será no acesso ao bairro Sertão dos Corrêa e na travessia da ponte, mas com a liberação o quanto antes, com certeza teríamos a diminuição de ocorrências”, destaca.

As obras no túnel foram concluídas há mais de dois meses, bem como os trabalhos relativos à instalação dos equipamentos do sistema operacional. 

Obras complementares

O lote de obras complementares compreende 5.875 metros de novas vias laterais em seis trechos, entre os quilômetros 300 e 329,9. Uma nova ponte e o alargamento e reforço da antiga ponte do sentido norte, no Rio Capivari; restauração de 1.080 metros da atual pista no Morro do Formigão; construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas) nas vias laterais do bairro São Cristóvão; e quatro passarelas e uma passagem inferior para veículos no acesso aos bairros Sertão dos Corrêa e Vila Cruzeiro, em Tubarão.

Com informações do jornal Notisul