Trânsito

Túnel do Morro do Formigão tem semipórtico eletrônico instalado

Equipamento vai sinalizar e advertir motoristas quanto à trafegabilidade na galeria

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT realiza, há três semanas, testes no semipórtico eletrônico na entrada do túnel de transposição do Morro do Formigão, na BR-101 Sul catarinense. A travessia, que corta o maciço rochoso, está localizada no km 337,8 em Tubarão. O empreendimento faz parte da segunda etapa de expansão de pistas e modernização de tráfego da rodovia federal em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O equipamento mede oito metros de altura por sete de comprimento e foi instalado no bordo direito da pista, próximo do Centro de Comando e Operações – CCO do túnel. O painel demonstrativo está operacional e, por ele, o comando de tráfego dentro da galeria será gerado.

O display apresentará mensagem alertando o limite de velocidade, aviso para que os veículos estejam com faróis ligados, interrupção ou liberação de faixas e toda a advertência necessária para gestão do tráfego dentro da travessia.

Afixada na estrutura também está uma das câmeras do circuito interno de monitoramento, capaz de supervisionar tanto a entrada quanto ao trânsito entre a ponte do Rio Tubarão ao túnel.

A CCO recebe a instalação dos últimos equipamentos de segurança. Na galeria, todo o sistema elétrico e eletrônico está instalado e passa por calibrações. O sistema contra incêndio está sendo finalizado. A passarela de pedestres e o sistema de exaustão foram finalizados, assim como a sinalização vertical e horizontal na pista.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos nas obras de duplicação da BR-101 em SC e RS. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos.

Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes/SC. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Todos os túneis da BR-101 Sul em SC e RS têm supervisão de controle de tráfego por meio dos sistemas de automação, megafonia e de monitoramento por câmeras, espaço para acostamento e monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), entre outros sistemas de segurança.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC

[soliloquy id=”108430″]