Turismo

Turistas reclamam de abandono no Morro da Glória

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Turistas que visitam o Morro da Glória, em Laguna, ficam admirados com a beleza desse ponto de observação e ao mesmo tempo preocupados com a falta de estrutura e abandono do local. As maiores reclamações são quanto à falta de segurança na estrada de acesso e nas imediações da estátua da santa.

Com 126 metros de altura, o Morro da Glória é o ponto mais alto de Laguna e serve de mirante de observação de grande parte da região. Dali é possível ter uma excelente visão de toda a Praia do Mar Grosso, os molhes da barra, a Lagoa Santo Antônio dos Anjos, a foz do Rio Tubarão e o Centro Histórico. Também é possível avistar o Farol de Santa Marta e as obras da Ponte Anita Garibaldi.

Quem visita esse local pela primeira vez fica impressionado ao poder observar bem do alto as belezas da região. É o caso de Roberto e a esposa Vivian Christ, que moram em Feliz (RS) e passaram alguns dias no Farol de Santa Marta com os filhos gêmeos Bruno e Lucas, mas não gostaram do estado de abandono do ponto turístico.

“É tudo muito lindo aqui, a gente tem uma visão panorâmica de toda a região. Só que achei muito perigoso vir até aqui. O local parece estar abandonado e isso favorece a insegurança”, comentou Roberto, que é engenheiro civil e leciona na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo.

Subir até o Morro da Glória a partir do Centro Histórico ou Praia do Mar Grosso não é complicado, já que o trajeto tem placas de sinalização. A parte final da estrada, porém, precisa de manutenção, pois várias lajotas estão soltas e o mato no que seria a calçada está alto.

No alto do morro, onde está a estátua de oito metros idealizada pelo padre Gregório Warmeling e construída em 1953 pelo casal alemão Alfredo Staege e Elisa Faccio Staege, não existe o mínimo de infraestrutura turística, nem segurança. Subir em degraus ou pedras para ter uma melhor visão da natureza ou da cidade é um risco que deveria ser alertado em placas ou avisos.

Embora o local seja visitado há décadas, as reclamações dos turistas são bem antigas. A iniciativa privada até que tentou apostar algumas vezes em empreendimentos no Morro da Glória, mas os projetos, como o de um restaurante que hoje tem o imóvel fechado, não vingaram. A falta de segurança sempre foi o grande problema. 

A assessoria de imprensa da prefeitura de Laguna informou que a secretaria de Obras está priorizando os reparos na cidade após as fortes chuvas dos últimos dias. A limpeza do Morro da Glória está na relação de ações das próximas semanas.

Com informações do jornal Diário do Sul