Educação

Turma do Integral do Colégio Satc se aventura na horta

Crianças aprenderam, plantar mudas de verduras e depois foram colher

Divulgação

Um passeio que aguçou a curiosidade da turminha do integral, da educação infantil do Colégio Satc, foi recheado de novidades. Conhecer a semente da beterraba ou aprender a plantar uma muda de alface foram ações que despertaram o interesse dos pequenos.

A visita ao horto da instituição, onde há um espaço reservado para o plantio de verduras, foi uma das mais animadas. “Eles conheceram onde são cultivadas as flores e onde ficam as hortaliças. Um passeio cheio de curiosidades e muita aprendizagem”, explica a professora Taís Agda da Rosa.

A turminha foi recepcionada pelo biólogo Mauro Zavarize que mostrou aos alunos como é a semente que dará origem a uma beterraba. Numa segunda visita foi a vez de aprender a plantar as mudas de alface. “Eram mudas frágeis e eles fizeram o plantio com carinho e cuidado”, revela a professora.

Depois de algumas semanas, as crianças voltaram para a horta para acompanhar o crescimento das plantas e também ver que as sementes de beterraba já estavam germinadas e poderiam ser replantadas. A última etapa foi a colheita. “Foi o momento de encher os braços dos nossos pequenos com os lindos pés de alface que colhemos. Retornamos para escola e na hora do almoço saboreamos a alface que eles plantaram e colheram”, afirma Taís.

A iniciativa, desenvolvida dentro do projeto “A beleza das diferenças”, foi proposta pela professora Taís e pela auxiliar pedagógica Taiara dos Santos Lemos. O objetivo é fazer com que as crianças do Infantil percebam as transformações de cada um. “Percebemos que a beleza das diferenças não está apenas nas pessoas, mas em tudo que nos cerca, como os alimentos naturais com suas cores variadas, um sabor inigualável e uma variedade de nutrientes importantes para o nosso desenvolvimento”, pondera a professora Taís.

Notícias Relacionadas

Fapesc investe R$ 1 milhão em novos estudos para produção de vinho e uva em SC

A produção de uvas e vinho abrange ainda uma área de cultivo de cerca de 6 mil hectares em diferentes regiões. Só de vinícolas, são 95 empresas registradas no Estado

Profissionais da Assistência Social passam por minicurso sobre abordagem antirracista em Criciúma

Palestra foi ministrada por três profissionais da área da Educação e Direito e ocorreu no Salão Ouro Negro

24 horas: Um sonho de 30 anos realizado em Cocal do Sul

A inauguração será neste domingo (26), às 18h, no dia do aniversário de 30 anos de Cocal do Sul

Edital Cultura Criciúma contemplará 30 projetos com R$ 133 mil

Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro. Objetivo é incentivar atividades culturais na cidade