Educação

Turma do Técnico em Mecatrônica realiza desafio do robô linha

Trabalho interdisciplinar envolveu os estudantes da 3ª fase do curso

Divulgação

O desafio era simples: criar um robô que deve seguir a linha branca no traçado, fazer o percurso corretamente e parar em um ponto determinado. Mas nem sempre isso acontece. Esse foi o desafio que a turma da 3ª fase do técnico em Mecatrônica do Colégio Satc precisou cumprir. A atividade encerrou o semestre agregando os conhecimentos de quatro disciplinas.

O aluno Erik Schneider e os colegas desenvolveram o “Salveiro”, um robô agitado que tinha uma tarefa. “Trabalhamos por cinco semanas no projeto. Ele tinha que dar a volta completa, seguindo a linha branca. E fez isso bem”, contou Erik.

A proposta apresentada envolveu as disciplinas de Sistemas Embarcados, Eletrônica Industrial, Projetos de Manufatura Assistida por computador e Técnicas de Manutenção. Os professores Cleber Izidoro, Clauber Marques, Marcelo Amoroso e Vagner Rodrigues propuseram a atividade para unir conhecimentos adquiridos nas disciplinas.

“A ideia é fazer com que o aluno tenha interação com as linhas do curso de Mecatrônica, como o projeto mecânico, eletrônica e programação, de forma que consiga integrar estas áreas e evoluir os conhecimentos e o trabalho em grupos”, ressaltou o professor Cleber.

O vencedor foi o grupo que conseguiu fazer com que seu robô percorresse o trajeto certo no menor tempo. Foram avaliadas três tentativas para cada um dos robôs.

Notícias Relacionadas

Conselho Regional de Medicina de SC orienta sobre regras para prescrição de canabidiol

Medicamentos com o princípio ativo só podem ser indicados para crianças ou adolescentes que tenham casos de epilepsias refratárias aos tratamentos convencionais

Gaeco prende servidora do meio ambiente de Cocal do Sul

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na cidade na manhã desta segunda-feira, 15

Homem atira em posto de combustível e vai preso em Araranguá

Outro envolvido foi preso por ter escondido a arma

Família é alvejada por tiros em Tubarão; bebê foi atingido

O bebê foi levado ao hospital e a mãe está em coma induzido; caso foi registrado na noite deste domingo, 14