Educação

Turma do Técnico em Mecatrônica realiza desafio do robô linha

Trabalho interdisciplinar envolveu os estudantes da 3ª fase do curso

Divulgação

O desafio era simples: criar um robô que deve seguir a linha branca no traçado, fazer o percurso corretamente e parar em um ponto determinado. Mas nem sempre isso acontece. Esse foi o desafio que a turma da 3ª fase do técnico em Mecatrônica do Colégio Satc precisou cumprir. A atividade encerrou o semestre agregando os conhecimentos de quatro disciplinas.

O aluno Erik Schneider e os colegas desenvolveram o “Salveiro”, um robô agitado que tinha uma tarefa. “Trabalhamos por cinco semanas no projeto. Ele tinha que dar a volta completa, seguindo a linha branca. E fez isso bem”, contou Erik.

A proposta apresentada envolveu as disciplinas de Sistemas Embarcados, Eletrônica Industrial, Projetos de Manufatura Assistida por computador e Técnicas de Manutenção. Os professores Cleber Izidoro, Clauber Marques, Marcelo Amoroso e Vagner Rodrigues propuseram a atividade para unir conhecimentos adquiridos nas disciplinas.

“A ideia é fazer com que o aluno tenha interação com as linhas do curso de Mecatrônica, como o projeto mecânico, eletrônica e programação, de forma que consiga integrar estas áreas e evoluir os conhecimentos e o trabalho em grupos”, ressaltou o professor Cleber.

O vencedor foi o grupo que conseguiu fazer com que seu robô percorresse o trajeto certo no menor tempo. Foram avaliadas três tentativas para cada um dos robôs.

Notícias Relacionadas

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.

Homens são presos apontados por injúria racial contra três adolescentes dentro de ônibus em SC

Idosos teriam xingado as vítimas com termos racistas, provocando a reação de várias pessoas no veículo e um tumulto no terminal de Joinville.

Sobrinho de Marcola, líder do PCC, é preso em SC

Leonardo Camacho estava morando em SC e, segundo a polícia, gerenciava negócios ligados ao jogo do bicho, tráfico de drogas e de armas no Ceará