Educação

Turma do Técnico em Mecatrônica realiza desafio do robô linha

Trabalho interdisciplinar envolveu os estudantes da 3ª fase do curso

Divulgação

O desafio era simples: criar um robô que deve seguir a linha branca no traçado, fazer o percurso corretamente e parar em um ponto determinado. Mas nem sempre isso acontece. Esse foi o desafio que a turma da 3ª fase do técnico em Mecatrônica do Colégio Satc precisou cumprir. A atividade encerrou o semestre agregando os conhecimentos de quatro disciplinas.

O aluno Erik Schneider e os colegas desenvolveram o “Salveiro”, um robô agitado que tinha uma tarefa. “Trabalhamos por cinco semanas no projeto. Ele tinha que dar a volta completa, seguindo a linha branca. E fez isso bem”, contou Erik.

A proposta apresentada envolveu as disciplinas de Sistemas Embarcados, Eletrônica Industrial, Projetos de Manufatura Assistida por computador e Técnicas de Manutenção. Os professores Cleber Izidoro, Clauber Marques, Marcelo Amoroso e Vagner Rodrigues propuseram a atividade para unir conhecimentos adquiridos nas disciplinas.

“A ideia é fazer com que o aluno tenha interação com as linhas do curso de Mecatrônica, como o projeto mecânico, eletrônica e programação, de forma que consiga integrar estas áreas e evoluir os conhecimentos e o trabalho em grupos”, ressaltou o professor Cleber.

O vencedor foi o grupo que conseguiu fazer com que seu robô percorresse o trajeto certo no menor tempo. Foram avaliadas três tentativas para cada um dos robôs.

Notícias Relacionadas

Durante perseguição, dupla ameaça PM com arma de fogo em Orleans

Um homem fugiu com a arma de fogo e outro foi preso; no veículo, havia fezes de gado, cordas, facas e o banco do passageiro havia sido retirado.

Dez bombeiros atuam em combate a incêndio em estufa de São Martinho

A edificação é de 400m² e foram atingidos por volta de 100m²; os bombeiros utilizaram 18 mil litros de água para o combate.

Neve é registrada em Santa Catarina nesta quarta-feira

Flocos caíram em São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema, na Serra. Frio intenso deve continuar no estado nesta quinta, 29, e sexta, 30.

Vereadora Mirele Debiasi se pronuncia sobre situação do canil municipal e informações divulgadas a seu respeito

A presidente da Casa Legislativa de Orleans emitiu uma nota oficial a respeito de informações divulgadas a seu respeito através das redes sociais.