Geral

Turvo completa 72 anos em 20 de março

Turvo celebra 72 anos de emancipação político-administrativa neste dia 20 de março

Divulgação

Turvo celebra 72 anos de emancipação político-administrativa neste dia 20 de março. A pandemia do coronavírus impede que haja festividades para marcar a data, porém a população turvense tem muitas conquistas e histórias que devem ser comemoradas. É momento de reconhecer os avanços construídos ao longo das décadas por um povo batalhador que não mede esforços de solidificar e construir um entorno cada vez com mais qualidade de vida.

A cultura local é bastante forte. Desde a chegada das primeiras famílias percebeu-se a valorização das pessoas e de todos os hábitos que envolviam suas rotinas. Este fato se percebe na organização dos itens históricos, tanto que o município é um dos poucos do extremo-sul que possui um museu, o Centro Municipal de Cultura Antônio Bez Batti/ Museu Histórico Lourenço Manenti. A comida típica italiana também chama atenção, e a mesa farta, é marca desta gastronomia herdada já da época da colonização. Turvo tem uma forte influência da imigração italiana, mas a cidade é construída com a colaboração de várias outras culturas: alemã, polonesa, portuguesa e negra.

E esta força que formou a cidade, rua a rua, pedra a pedra, que se constrói uma liderança econômica, especialmente na área de agronegócios. Os produtores rurais possuem uma força produtiva que elevam Turvo a um patamar privilegiado. Hoje, os maiores destaques se voltam para as produções de arroz, exportação de sementes, criação de frangos e de pitayas orgânicas. Além de ser forte no agronegócio, a metalmecânica ainda é um setor produtivo que aponta a dedicação e empenho de homens e mulheres turvenses. Comércio forte e organizado, reforçam a dedicação de um povo empreendedor e trabalhador.

E não é somente de trabalho que a rotina dos turvenses se compõe, a Festa do Colono e Festália, por exemplo, são momentos aguardados no estado, pois são eventos de grande porte. A Arrancada de Tratores vem junto como uma mostra desta união de cultura, trabalho e diversão que distinguem o cidadão turvense.

O Parque de Exposições Ires Olivo junto ao Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi ambientam um espaço privilegiado para o turismo de eventos.

A infraestrutura urbana contrasta com um cenário de beleza ainda cheia de preservação. Não é apenas os campos de produção agrícola que envolvem o entorno da cidade, mas um verde de beleza esplendorosa. O Pico das Três Marias também é destaque das belezas naturais.

Turvo é formado por um povo de fé, com espaço para as várias religiões, mas todas voltadas nesse momento com orações para que Deus dê muita saúde para o povo.

Notícias Relacionadas

Covid-19: 90% dos adultos brasileiros já tomaram a 1ª dose da vacina

Ao todo, 159,3 milhões iniciaram o ciclo vacinal contra a doença

Inauguração da Iluminação pública da Serrinha de Santana

Nesta quarta-feira (01/12), o Governo Municipal de Urussanga e a Coopercocal inauguraram a iluminação Led da Serrinha de Santana (UR 07).

Alunos criciumenses ganham 263 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras

Medalhas foram em nível regional e nacional. Três escolas municipais também foram destaque em nível nacional na categoria rede pública municipal

Atleta de ciclismo de Criciúma alcança primeiro lugar na 9ª Marathon Praia do Rosa

Competição foi realizada no último fim de semana