Geral

Turvo completa 72 anos em 20 de março

Turvo celebra 72 anos de emancipação político-administrativa neste dia 20 de março

Divulgação

Turvo celebra 72 anos de emancipação político-administrativa neste dia 20 de março. A pandemia do coronavírus impede que haja festividades para marcar a data, porém a população turvense tem muitas conquistas e histórias que devem ser comemoradas. É momento de reconhecer os avanços construídos ao longo das décadas por um povo batalhador que não mede esforços de solidificar e construir um entorno cada vez com mais qualidade de vida.

A cultura local é bastante forte. Desde a chegada das primeiras famílias percebeu-se a valorização das pessoas e de todos os hábitos que envolviam suas rotinas. Este fato se percebe na organização dos itens históricos, tanto que o município é um dos poucos do extremo-sul que possui um museu, o Centro Municipal de Cultura Antônio Bez Batti/ Museu Histórico Lourenço Manenti. A comida típica italiana também chama atenção, e a mesa farta, é marca desta gastronomia herdada já da época da colonização. Turvo tem uma forte influência da imigração italiana, mas a cidade é construída com a colaboração de várias outras culturas: alemã, polonesa, portuguesa e negra.

E esta força que formou a cidade, rua a rua, pedra a pedra, que se constrói uma liderança econômica, especialmente na área de agronegócios. Os produtores rurais possuem uma força produtiva que elevam Turvo a um patamar privilegiado. Hoje, os maiores destaques se voltam para as produções de arroz, exportação de sementes, criação de frangos e de pitayas orgânicas. Além de ser forte no agronegócio, a metalmecânica ainda é um setor produtivo que aponta a dedicação e empenho de homens e mulheres turvenses. Comércio forte e organizado, reforçam a dedicação de um povo empreendedor e trabalhador.

E não é somente de trabalho que a rotina dos turvenses se compõe, a Festa do Colono e Festália, por exemplo, são momentos aguardados no estado, pois são eventos de grande porte. A Arrancada de Tratores vem junto como uma mostra desta união de cultura, trabalho e diversão que distinguem o cidadão turvense.

O Parque de Exposições Ires Olivo junto ao Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi ambientam um espaço privilegiado para o turismo de eventos.

A infraestrutura urbana contrasta com um cenário de beleza ainda cheia de preservação. Não é apenas os campos de produção agrícola que envolvem o entorno da cidade, mas um verde de beleza esplendorosa. O Pico das Três Marias também é destaque das belezas naturais.

Turvo é formado por um povo de fé, com espaço para as várias religiões, mas todas voltadas nesse momento com orações para que Deus dê muita saúde para o povo.

Notícias Relacionadas

Tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro será bloqueado no feriado de Tiradentes

Como medida compensatória, o trânsito estará liberado de sexta-feira, 23, até segunda-feira, 26, às 7h. A partir das 7h de segunda-feira, volta a valer o bloqueio nos horários de costume

Foragido por matar médica em Itapema é encontrado na casa de namorada no RS

Idoso matou a companheira em março do ano passado e iniciou um novo relacionamento enquanto se escondia da polícia

Operação Rainha de Copas: Contratos, celulares e carros de luxo são apreendidos em mansão e triplex em SC

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (14)

Covid-19 é a doença que mais causa mortes em SC em 2021

Dados do Registro Civil mostram que março de 2021 foi o mês com mais óbitos em Santa Catarina desde o início da série histórica