Geral

Turvo monta plano de retorno das aulas presencial

A secretária de Educação explica que as famílias poderão escolher se o aluno estudará de forma híbrida

Divulgação

As aulas da rede municipal de ensino de Turvo estão previstas para retornarem no dia 1 de março para estudantes de pré-escolar, ensino fundamental 1 e 2. A data de retorno foi definida conforme decisão do colegiado de prefeitos da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). No dia 8 de março é a vez das aulas serem retomadas nas creches (Centro de Educação Infantil).

A secretária de Educação, Elizete Ribeiro, explica que o município de Turvo está com o mapeamento da educação preparado para enfrentar diversos cenários, pois conforme o andamento da pandemia, podem mudar as recomendações que o governo do estado orienta.

O prefeito, Sandro Cirimbelli, reforça a necessidade de a população estar atenta aos comunicados, bem como ter paciência e cautela devido a situação de saúde. O vice-prefeito, Osvaldo Fávaro, lembra que é uma situação atípica, mas com paciência e esperança, logo tudo se supera.

A secretária de Educação explica que as famílias poderão escolher se o aluno estudará de forma híbrida, com 50% das aulas presenciais e 50% online, ou se adotará 100% online.

Nas escolas em que existe o período integral, as aulas vão ocorrer com capacidade de 50% em cada série, com metade da turma no período matutino e metade no período vespertino. Diante desta realocação, não haverá aulas integrais e nem almoço na unidade escolar.

Já nas escolas sem período integral, as turmas precisarão trabalhar com as turmas alternadas em um rodízio: metade da classe estudará um dia, e a outra metade no dia seguinte. Nos dias sem aula na escola, os alunos receberão material para realizar atividades em casa.

A secretária de Educação, Elizete, lembra que tudo faz parte de um planejamento, mas que pode sofrer mudanças diante das alterações conforme a pandemia. “Vivemos um momento de responsabilidade de todos. Os pais precisam lembrar de enviar os filhos com duas máscaras de proteção, garrafa de água individual e álcool 70%. Mesmo com o início da vacinação será preciso tomar todos os cuidados”, lembra. O mapeamento do transporte escolar, com a rota, baseada na capacidade de 50%, já iniciou em atendimento a rede de ensino particular.

A chamada dos profissionais da educação se baseou na prorrogação do último processo seletivo, aprovado pela Câmara de Vereadores, diante do quadro de profissionais necessários, a atenderem este grupo de estudantes.

Notícias Relacionadas

Primeira edição do “Mutirão de limpeza nos bairros” será neste sábado em Orleans

O projeto será iniciado pelo bairro Coloninha. Os moradores poderão aproveitar para retirar de suas casas os materiais que não usam mais.

Corpo de Bombeiros realizará Curso Básico de Atendimento a Emergências on-line

Inscrições para o curso, que é gratuito, estarão abertas a partir de 1º de junho.

Estão abertas as inscrições para rainha e princesas da Cocalfest

Devido à pandemia, a escolha da corte acontecerá de forma on-line no dia 7 de julho; inscrições estarão abertas até o dia 2 de junho

Forquilhinha inicia vacinação de pessoas com comorbidades contra a Covid-19

O agendamento é feito pelas agentes de saúde com dia e a hora marcada para receber o imunizante