Saúde

UFSC pede que SC reavalie dispensa do uso de máscaras em ambientes abertos

Universidade enviou ofício ao governador Carlos Moisés nesta quinta-feira (25) alegando que a medida "desprotege o indíviduo" contra a Covid-19

Divulgação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) enviou nesta quinta-feira (25) um ofício ao governador Carlos Moisés (sem partido) questionando a liberação do uso de máscaras contra a Covid-19 em ambientes abertos. A instituição alega que a não obrigatoriedade no Estado pode trazer riscos ao combate à pandemia.

O documento é assinado pelo reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar. No texto, ele diz que a medida levou em conta a consulta com pesquisadores da universidade que alegam que ainda não é o momento de dispensar as máscaras. Por isso, ele pede que o governo reavalie a decisão.

“Dispensar a máscara, mesmo em ambientes abertos e sujeitos, ainda assim, a aglomerações, é desproteger o indivíduo de uma medida barata e eficiente para redução da transmissão. Já é uma conclusão científica amplamente pacificada que o vírus é transmitido pelo ar e que o risco é menor em ambientes abertos, mas ainda existente”, argumentou no ofício.

Ele também diz que apenas a vacinação não impede a transmissão do vírus e, com a alta circulação viral, há a “probabilidade do aparecimento de novas variantes, que podem gerar escape vacinal”.

“Liberar o uso da máscara pode representar, em curto e médio prazos, impactos a serem sentidos em semanas e, quiçá, demandar novas e indesejáveis medidas restritivas”, finaliza o documento.

O Diário Catarinense procurou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para entender a posição da pasta em relação ao ofício, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

O decreto que fala sobre a liberação das máscaras em ambientes abertos em SC foi assinado nesta quarta-feira (24) e já está em vigor. O uso continua obrigatório em ambientes fechados ou naqueles em que não é possível manter o distanciamento.

MP avalia decisão

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também está avaliando a medida adotada pelo Governo do Estado para dispensar o uso de máscaras. O caso é analisado pela 33º Promotoria de Justiça.

Segundo o órgão, caso seja verificada alguma incompatibilidade com as normas sanitárias superiores, a promotoria recomenda que medidas sejam providenciadas. Porém, ainda não há uma data de quando a análise deve ser finalizada.

Sobre a liberação em nível federal, o Ministério da Saúde disse, em nota, que realiza um estudo para avaliar a flexibilização do uso de máscara com o avanço da vacinação. Porém, ele ainda está em elaboração pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sem prazo para ser divulgado.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado

Denúncia em SC termina com perseguição na mata, troca de tiros e jovem morto

Rapaz de 24 anos estaria vendendo drogas na região do bairro Morretes e teria atirado contra a Polícia Militar

Imagem mostra primeiro grande ciclone extratropical de outono no Atlântico Sul

Formação do fenômeno impulsionou uma massa de ar seco e frio para o Sul do Brasil

Em meio a crise do Morro dos Cavalos, ministro cogita troca na concessionária para obras da BR-101

Ministro veio a SC para cumprir agenda na inauguração do Ponto de Parada e Descanso (PPD)