Saúde

Último lote de vacinas chega hoje na Regional de Tubarão

Faltam 13,7 mil doses na área da 20ª Regional de Saúde.

Foto: Rafael Andrade/Notisul

Foto: Rafael Andrade/Notisul

A última remessa de doses da vacina contra a gripe deve chegar às salas de imunização ainda hoje. Pelo menos esta é a previsão da equipe da 20ª Gerência Regional de Saúde – Geres, em Tubarão. Além da Cidade Azul, mais seis municípios da Amurel receberão as doses, caso a logística seja confirmada. Capivari de Baixo, Treze de Maio, Jaguaruna, Pedras Grandes, Gravatal e Sangão.

No último sábado, organizado como o Dia D pelo Ministério da Saúde, muitos postos ficaram sem a medicação. "O maior problema nesses primeiros dias de vacinação foi a grande procura, o que ocasionou os transtornos no Dia D. Agora, com a vinda dessas 13,7 mil doses restantes, tudo será normalizado nos pontos de prevenção", informa a técnica de enfermagem da 20ª Geres, Margarete Perito.

Na última quinta-feira, a primeira morte de gripe A – H1N1 foi confirmada na região pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Dive. Ocorreu em Tubarão. A vítima tinha 34 anos e contraiu a doença em Orleans. Com este caso, subiu para 23 o número de óbitos decorrentes da doença em Santa Catarina, 19 de gripe A do subtipo H1N1, três por gripe A com o subtipo ainda em investigação (H1N1 ou H3N2) e uma por gripe B. A orleanense morreu após a doença avançar para uma severa pneumonia.

As regiões metropolitanas de Itajaí, Joinville, Blumenau e Araranguá têm o maior número de casos. Na Amurel, Braço do Norte, Laguna, Imbituba, Capivari de Baixo e Tubarão registraram casos confirmados da infecção. Orleans também teve registros. Conforme o site Notisul, são quase 140 pacientes hospitalizados no estado.