Economia

Último prazo para o saque do PIS termina em 8 dias

O benefício é destinado a funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 1,6 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep neste ano. O prazo para resgatar o benefício, que corresponde a um salário mínimo (R$ 880,00), termina na quinta-feira da próxima semana.

Têm direito ao abono salarial de 2015 as pessoas cadastradas no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício; e que exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014. Além disso, o trabalhador tem que ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Leonardo Arantes, lembra que o abono salarial é um direito dos trabalhadores, assegurado na Constituição. “É um dos mais importantes benefícios assegurados na Constituição Federal para quem recebe até dois salários mínimos. Auxilia os trabalhadores de mais baixa renda a fecharem suas contas no ano”, lembra.

Antes de sacar o PIS, o contribuinte deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão Cidadão nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica.

Com informações do Jornal Notisul