Geral

Um sonho e uma paixão transformados em arte

Radialista Julio Cesar Cardoso construiu no jardim de sua casa, em Lauro Müller, uma replica de uma “Maria Fumaça”

Quando o ser humano acha que já fez tudo o que lhe é possível fazer ou acredita não ter jeito pra isso ou aquilo: em se tratando de arte, muito pouco se conhece de seus limites. Apaixonado por locomotivas, velhos trens e a saudosa “Maria Fumaça”, o radialista formado em Administração e Turismo, Júlio César Cardoso, desde muito jovem acalenta um sonho: ver sua cidade natal, Lauro Müller, deslanchar no turismo e ter alguns monumentos históricos ou de homenagens.

Meio que já desacreditado de que alguém vá investir no turismo, arte e cultura como Lauro Müller deveria ter e ser, vê nas promessas do novo governo municipal uma pequena luz no fundo do túnel.

Durante oito meses, nas suas horas de folga, resolveu tirar de dentro de si uma velha vontade de ter em seu próprio jardim, a réplica de uma locomotiva a vapor, daquelas que transitaram por aqui até o inicio dos anos 70.

Construiu com as próprias mãos um trem que exibe com orgulho aos parentes, amigos e visitantes. Sua vontade é que Lauro Müller tenha de volta uma de suas antigas locomotivas e que seja exposta ao público como lembrança do passado promissor da cidade, que carrega até o hoje o título de Berço Histórico do Carvão Nacional.

Enquanto esse dia não chega ele contempla diariamente sua obra de arte em seu jardim e diz que as portas estão abertas a visitação e fotografias. Julio também expos no YouTube com o título Locomotivas Lauro Müller, um velho filme da FTC, do trem chegando e partindo de Lauro Müller transportando o carvão.

[soliloquy id=”17517″]