Trânsito

Uma aliada para os motoristas inseguros

Foto: Mariana Noronha/Clicatribuna

Foto: Mariana Noronha/Clicatribuna

Não é raro encontrar pessoas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, em tese, sabem dirigir, mas não colocam em prática. Os motivos que fazem com que essas pessoas, mesmo habilitadas, não dirijam são diversos. Seja por medo, trauma, falta de prática ou ansiedade, o fato é que este problema pode causar desconfortos, inclusive profissionais. Para auxiliar esses motoristas, chega agora à Região Sul a Conduzir Bem, empresa especializada no treinamento de pessoas habilitadas que, por algum motivo, deixaram de dirigir.

A Conduzir Bem conta com uma equipe multidisciplinar, capacitada e experiente, além de um método de ensino baseado na relação chamada "OAIP": orientador, aluno, instrutor e psicólogo. O modelo de instrução, pioneiro no Sul de Santa Catarina, já consolidado nos centros maiores do país, se dá em três etapas: uma conversa com o orientador para verificar o histórico e as principais dificuldades do aluno, as aulas práticas junto ao instrutor e, caso necessário, o acompanhamento psicológico por meio de atividades individuais ou de grupo.

Para resgatar a autoconfiança

Há mais de 20 anos trabalhando no segmento de autoescola, o empresário Paulo César Crecêncio acredita que o resultado pode trazer mudanças significativas na vida do aluno. "Trabalhamos para dar todo o apoio necessário para quem deseja vencer o medo ou a falta de prática, reconquistando sua independência", afirma Crecêncio.

Para Maria Salete Furlan Sartor, psicóloga da Conduzir Bem, o trabalho é voltado para pessoas com traumas, fobias, medo e ansiedade, fatores bastante presentes no dia a dia ." Quem nunca deixou o carro apagar num semáforo ou ficou com medo de parar numa rua com uma subida muito íngreme?", questiona a psicóloga.

Segundo o Portal Clicatribuna, os treinamentos englobam os temas: condução econômica e segura, controle do veículo, direção defensiva, prática veicular e mecânica básica. Como complemento às aulas práticas, o aluno pode receber atendimentos individuais ou em grupo com a psicóloga, além de palestras com os temas autoestima, estresse no trânsito, mecânica básica, mecânica para mulheres e segurança no trânsito.