Educação

Unesc completa 45 anos

A instituição lançou um selo comemorativo, que será utilizado em todas as ações durante este ano

Em 2013, a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, completa 45 anos de história e para comemorar a data, realizará eventos ao longo deste ano. Um deles ocorrerá hoje (25), a partir das 16h30min, no Espaço Cultural, localizado no hall do Bloco Administrativo. Professores, funcionários, estudantes e a comunidade foram convidados a festejarem com a Universidade. Haverá bolo e apresentação do Coral Infantil da Unesc.

“A Universidade tem tido importantes conquistas nos últimos anos, e elas são resultado de toda a trajetória da instituição e de uma maturidade acadêmica em ensino, pesquisa e extensão”, afirma o reitor Gildo Volpato.

A instituição lançou um selo comemorativo, que será utilizado em todas as ações durante este ano e está preparando para outubro, o evento que marcará o aniversário de criação da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), que deu origem à Unesc. A Fucri foi criada em 22 de junho de 1968, pela lei municipal n. 697, com cursos voltados para o Magistério e de cunho comunitário. A Universidade foi criada em 17 de junho de 1997, e tem a Fucri como mantenedora.

Hoje, a Universidade possui mais de 11 mil alunos, divididos em cursos de graduação, especialização, Mestrado e Doutorado e no Colégio Unesc, sendo que mais de 6 mil estudantes da instituição são beneficiados pelos programas de bolsas de estudo, financiamentos e estágios remunerados. A Unesc possui cerca de 600 professores e mais de 400 funcionários e realiza projetos de pesquisa científica e de extensão, beneficiando a comunidade.

No segundo semestre de 2012, a Unesc realizou 78.639 atendimentos gratuitos à comunidade, entre as Clínicas Integradas (Serviços de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Farmácia Solidária, Farmácia Escola) e Unidade Judiciária de Cooperação (Casas da Cidadania em Criciúma e Cocal do Sul, Posto de Atendimento de Conciliação e Casa da Justiça e Cidadania, na Justiça Federal).

A Unesc possui 33 acordos internacionais com 12 países (Angola, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, França, Itália, México, Peru, Portugal e Rússia) e mais de 100 estudantes estrangeiros, oriundos de Angola, Cabo Verde, Congo, Guiné Bissau, Moçambique, Paraguai e Senegal, fazendo graduação e pós na Universidade.

Assessoria de Imprensa da Unesc