Geral

Unesc concede título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Ruy Hülse

Homenageado foi responsável pelo decreto que criou a Fucri, mantenedora da Unesc

O dia 14 de março vai entrar para a história da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, em Criciúma. A data marca a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Ruy Hülse, responsável, quando prefeito do município, pelo decreto de criação da Fundação Educacional de Criciúma – Fucri em 22 de junho de 1968, que deu origem anos depois à Unesc. O título é a honraria máxima que uma Instituição de Ensino Superior do Brasil pode conceder. A cerimônia ocorre às 20 horas, no auditório que leva o nome do homenageado, no campus da Universidade.

Honoris Causa é uma expressão latina que significa “por causa de honra” e utilizada quando uma universidade deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.

Segundo o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a homenagem a Hülse é uma forma de agradecer não apenas por ter instituído a Fucri, mas por, nos 48 anos de vida dela, estar sempre à disposição e apoiando a Universidade. “Além da visão de criar uma fundação que oportunizou e ainda oportuniza o acesso ao Ensino Superior para toda a população de Criciúma e região, o que foi essencial para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, a trajetória do Ruy Hülse faz com que ele mereça essa homenagem. A constância nas virtudes, seus méritos e atitudes também nos honram em estar o homenageando”, afirma Volpato.

O homenageado

Aos 89 anos, o engenheiro de Minas e Eletrotécnica, filho de Heriberto Hülse – governador de Santa Catarina de 1958 a 1961 – é diretor executivo da Satc e traz na bagagem contribuições na política, educação e esporte reconhecidas em todo o Estado: foi duas vezes presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, apoiador e coordenador de ações no Criciúma Esporte Clube e criador da primeira Instituição de Ensino Superior da Amrec e Amesc. Hülse conta que na eleição para prefeito de Criciúma, em 1965, havia uma inquietação da classe estudantil pela implantação do Ensino Superior na cidade e isso foi um dos compromissos assumidos por ele.

“Ouso dizer, que se nada tivesse feito como prefeito e tivesse apenas criado a Fucri eu me daria por realizado. Hoje, a nossa Universidade é um centro que dissemina conhecimento em diversas áreas, contribuindo para o progresso de toda região Sul, através da formação de profissionais em nível superior com reconhecida capacidade, recebendo alunos de vários estados e do exterior. É uma honra receber esse prêmio. Será um dia muito especial em minha vida”, afirma Hülse.

Universidade concede título pela quarta vez

Na história da Unesc, foram outorgados três títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa. Em 1998, a Dom Paulo Evaristo Arns, líder político na luta em defesa dos direitos humanos na época da ditadura militar, na década de 1970, e por sua participação no processo de redemocratização do Brasil, na década de 1980.

Em 2002, à médica sanitarista Zilda Arns Neumann, por sua contribuição e trabalho junto a Pastoral da Criança da Igreja Católica, em ações que visavam à redução da mortalidade infantil em diversos países. O terceiro e último título foi concedido ao então Ministro da Educação, Fernando Haddad, em 2011, pelos relevantes trabalhos prestados em prol do desenvolvimento da educação do Brasil.

Evento aberto ao público

A entrega do título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Ruy Hülse, na próxima segunda-feira (14) é aberta ao público, a partir das 20 horas, no auditório que leva o nome do homenageado, no campus da Universidade.

Colaboração: Milena Nandi / Comunicação Unesc

[soliloquy id=”171159″]