Geral

Unesc elabora Plano de Saneamento Básico para 12 municípios catarinenses

Foto: Assessoria de Imprensa da Unesc

Foto: Assessoria de Imprensa da Unesc

A noite de ontem (25) marcou a oficialização de uma parceria inédita entre a Universidade e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Por meio de um termo de compromisso de convênio, assinado hoje, a Unesc irá elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico para 12 municípios catarinenses. Com a conclusão dos estudos a serem elaborados pelo IPAT (Instituto de Pesquisa Ambientais e Tecnológicas) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), em 2015 Santa Catarina será o primeiro estado da Federação a ter 100% dos municípios com população inferior a 50 mil habitantes, a ter Planos de Saneamento elaborados.

O Plano é requisito para que os municípios solicitem recursos junto ao Governo para uma série de investimentos e a Lei Federal 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o Saneamento Básico, é a que prevê a obrigatoriedade de elaboração do Plano Municipal.

O convênio entre a Unesc e a Funasa contempla a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico para Araquari, Balneário Rincão, Campo Alegre, Garuva, Governador Celso Ramos, Imaruí, Macieira, Pescaria Brava, Saltinho, Sangão, Santa Cecília e Vargem Bonita. O investimento é oriundo do PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento), no montante de R$ 2,4 milhões.

Segundo o diretor do Iparque, Marcos Back, as questões sociais e ambientais estão intimamente ligadas e não é possível pensar em desenvolvimento social sem voltar os olhos para as questões ambientais. “É de extrema importância que os municípios tenham um Plano de Saneamento, para poder agir de maneira correta”, afirma. O Secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris, afirma que Santa Catarina é destaque quando o assunto é saúde da população, e os Planos de Saneamento Básico se constituem em importantes aliados para que o Estado melhore ainda mais seus índices.

A coordenadora geral de Convênios da Funasa de Brasília, Elvira Medeiros Kamimura, afirma que saneamento básico significa qualidade de vida para as pessoas, e possibilitar acesso a isso é a maior preocupação da Funasa. “O convênio firmado com a Unesc poderá servir de exemplo para outras parcerias da Fundação”, comenta. O superintendente Estadual da Funasa, Adenor Piovesan, ressalta que o convênio com a Unesc é pioneiro e inovador. “A Unesc foi quem apresentou o melhor projeto. A Universidade tem experiência na área e elaborado Planos de Saneamento Básico para vários municípios da região”, comenta Piovesan. A representante dos municípios que participam do convênio, a prefeita de Vargem Bonita, Melania Aparecida Roman Meneghini, afirma que os estudos irão nortear as ações até 2020. “Estamos tranquilos. Estamos em boas mãos”.

O reitor Gildo Volpato enfatiza que será uma oportunidade para o trabalho realizado pela Unesc nesta área seja conhecido no território nacional. “É um orgulho para a instituição poder participar deste projeto da Funasa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É um projeto promissor e que será feito com todo o conhecimento que temos para ser um case de sucesso”.

Elaboração

Nos 12 municípios que assinaram o convênio, serão realizadas audiências públicas. A mobilização inclui a divulgação dos estudos e discussão dos problemas, alternativas e soluções relativas ao saneamento básico com os moradores.

Para a realização dos Planos o IPAT conta com uma equipe de 40 profissionais, incluindo engenheiros civis, químicos, ambientais e agrimensores, geólogos, geógrafos, arquitetos, biólogos, economistas, advogados, estatísticos, assistentes sociais, secretárias executivas, desenhistas e estagiários de diferentes cursos da Universidade.

Presenças

O evento teve a abertura do Musical Unesc e contou com participação dos prefeitos de Araquari, João Pedro Woitexem; de Balneário Rincão, Décio Gomes; de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski; de Garuva, José Chaves; de Macieira, Emerson Zanella; de Pescaria Brava, Antônio Avelino Honorato; de Saltinho, Luiz de Paris; de Sangão, Castilho Silvano Vieira; de Santa Cecília, Domingos Scariot Júnior e de Vargem Bonita, Melania Aparecida Roman Meneghini. O município de Governador Celso Ramos foi representado pelo diretor do Samae, Alcides Pereira.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta e a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Soratto, também acompanharam a assinatura do convênio. O evento teve ainda a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Sangão, Ezelir Felisberto Cardoso, o vereador de Vargem Bonita, Vilmar Giasson e o gerente Regional Sul de Santa Catarina da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza também participaram da solenidade.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Unesc