Cultura

Unesc em Dança: Emoção e arte durante a Mostra Oficial

Liberdade para se expressar. Essa é a sensação que cresce na bailarina da Cia de Dança Unesc Katia Gress, quando ela sobre nas pontas dos pés. Ela afirma que o sentimento acende ao presentear o público com seus passos. Essa troca de energia ocorreu durante a Mostra Oficial do Unesc em Dança, na noite dessa sexta-feira (16). A maratona de arte vai até este sábado (17), com apresentações no Teatro Elias Angeloni e oficinas na Universidade.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, a arte e a cultura são o que a sociedade tem de mais transformador. “Propiciar esse encontro entre a comunidade e a linguagem da dança fortalece essa ligação”, ressaltou.

Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, o evento cresce a cada ano. “Isso mostra que é possível trilhar um caminho para o acesso a cultura. Hoje temos a junção da pesquisa, da criação da invenção e da composição. A dança é uma ferramenta de pluralidade”, comentou.

Amor na ponta dos pés

A bailarina Katia Gress é estudante da 6ª fase do curso de Medicina da Unesc. Ela acredita que a dança deve estar presente na vida de todos. “Do nascimento até envelhecer. A dança fortalece o corpo, a mente e te transporta de uma forma única. Todos deveriam experimentar essa sensação”, afirmou.

Quem também chamou a atenção durante o festival foi a bailarina Giovana Casagurande, do grupo Dunamai de Criciúma. Com 43 anos, ela dançou Hip Hop ao lado do filho e mostrou que arte não tem idade. “A dança ultrapassa a barreira da idade. É no palco que me sinto completa e é uma grande emoção poder dançar ao lado do meu filho”, contou.

O festival

O Unesc em Dança evidencia a produção dos trabalhos realizados por grupos de dança, academias, escolas de dança, escolas da rede pública e particular, aproximando assim, a comunidade regional da cultura da dança.

É um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes.

O evento é realizado com suporte e patrocínio viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura e também recebe apoio do supermercado Bistek.

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc

[soliloquy id=”152237″]