Saúde

Unesc oferece gratuitamente técnica chinesa para aliviar dores pelo corpo

Foto: Mayra Lima

Foto: Mayra Lima

As dores nas costas incomodavam cada vez mais a dona Leila Maria Feliciano para dormir. A moradora do bairro Monte Castelo, de Criciúma, possui escoliose lombar desde os seus 31 anos. Hoje, com 49 anos, ela encontrou um meio para amenizar o sofrimento. “Minha vida mudou com a auriculoterapia”, contou.

A técnica é oferecida pela Unesc de forma gratuita para a comunidade de Criciúma e região, por meio das Clínicas Integradas.

Sem medicamentos ou efeitos colaterais, a auriculoterapia pode auxiliar no tratamento de doenças que vão do caráter emocional ao físico.  O procedimento é desenvolvido por professores e alunos do curso de Biomedicina da Unesc, que utilizam sementes de mostarda para estimular regiões específicas da orelha que se relacionam com as demais partes do corpo.

Segundo o professor Lee Gi Fan, orientador da disciplina e especialista da área, os benefícios são incontáveis. “A técnica é um ramo da acupuntura que visa normalizar o fluxo energético do corpo por meio de estímulos de pontos auriculares que irão atuar sobre o funcionamento dos órgãos, vísceras, sistema musculoesquelético e articular. A auriculoterapia também atua sobe os níveis de estresse e insônia, além da diminuição de quadros dolorosos”, comentou.

O coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza, afirma que o procedimento também auxilia no desenvolvimento de diagnósticos de doenças. “Com a observação dos pontos da orelha, que se encontram alterados, é possível descobrir inúmeros problemas de saúde”, ressaltou o professor.

Os interessados podem procurar a secretaria do Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da UNESC, pelo fone 3431-2654.

Colaboração: Mayra Lima – Assessoria de Imprensa – Setor de Comunicação Integrada – Unesc