Geral

Unesc promove Caminhada Azul pelo Diabetes

A ação inicia no Estádio Heriberto Hülse, às 9 horas, e vai até o Parque das Nações

A Unesc promove nesta quinta-feira (15/11) a 1ª Caminhada Azul pelo Diabetes. A ação, que é uma parceria entre a Universidade, a prefeitura de Criciúma e o grupo de voluntário Ação Mais, inicia no Estádio Heriberto Hülse, às 9 horas, e vai até o Parque das Nações. Todas as pessoas interessadas podem se vestir de azul e participar.

No Parque das Nações, durante todo o dia, haverá diversas atividades, como testes de glicemia, orientação por profissionais e sorteio de kits. Antes, no dia 14, ocorre a “iluminação azul” de prédios e monumentos espalhados pela cidade, que ficarão assim até o dia 30. “Círculos azuis, símbolos do dia mundial, também serão espalhados pelo comércio de Criciúma para lembrar a data”, informou a professora Luciane Ceretta, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), que supervisiona todo o evento.

Ainda durante novembro está programado os lançamentos da Cartilha Educativa sobre o Diabetes e do boletim informativo sobre o Diabetes; a implantação da Associação Criciumense de Apoio ao Diabético, e um Mutirão para avaliação do pé diabético nas Clínicas Integradas da Unesc e Unidades de Saúde de Criciúma, entre outras ações.

Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro)

Em todo o mundo, uma pessoa morre a cada oito segundos por causa de complicações relacionadas ao diabetes. A informação é da Federação Internacional para o Diabetes. No Brasil são mais de doze milhões de pessoas com a síndrome. Em Criciúma o número da Secretaria Municipal de Saúde é de cerca de 14 mil casos cadastrados, com novos pacientes surgindo a cada dia.

Davi Carrer/Assessoria de Imprensa Unesc