Geral

Unesc recebe eventos internacionais esta semana

A Unesc vai receber esta semana dois eventos internacionais de Arqueologia. A 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica iniciam na quarta-feira e seguem até sábado (1º a 4/5), no campus da Universidade. Participantes e palestrantes de diversos países começaram a chegar ontem (29) à Unesc.

A abertura do evento ocorre na quarta, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com o professor doutor Rualdo Menegat (UFRGS), presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia. Ele vai ministrar a conferência “Ecologia, Cultura e Ambiente”.

As jornadas são abertas a todos os investigadores interessados na Pré-História e Arqueologia da América do Sul, assim como a estudantes, professores e profissionais da área. Os interessados devem entrar no site da Unesc e se inscrever. Mais informações pelos telefones (48) 3444-3761 e 3444-3760 ou e-mail [email protected]

Diversas atividades

Durante os eventos os participantes contarão com conferências, apresentações de trabalhos, palestras, mesas-redondas e minicursos. É o caso da conferência sobre Arqueologia no cruzamento da História e da Antropologia, ministrada pelo professor doutor italiano Stefano Grimaldi, da Universita' degli Studi di Trento.

Jornadas

As jornadas buscam a compreensão da diversidade do comportamento humano, através do resgate das evidências materiais dos comportamentos de comunidades no passado mais ou menos remoto. Este debate visa contribuir para o crescimento do conhecimento na sociedade e para uma sociedade mais consciente e crítica. Elas integram a programação oficial do Ano de Portugal no Brasil e para o Ano do Brasil em Portugal 2012/2013.

Os eventos são organizados pela Unesc, NEN (Núcleo de Estudos Negros), IBIO (Instituto Bioatlântica) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Brasil, e ITM (Instituto Terra e Memória), CIAAR (Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo), CMM (Câmara Municipal de Mação), IPT (Instituto Politécnico de Tomar), em Portugal.

As jornadas contam ainda com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Pela Unesc os eventos envolvem o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), o Setor de Arqueologia, o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), os cursos de História, Ciências Biológicas, Direito e Geografia, e os grupos de pesquisa em Arqueologia e gestão integrada de território, Ecologia de paisagem e de vertebrados e Planejamento e gestão territorial.

Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc