Geral

Unesc traz arquiteto Manoel Coelho de volta a Criciúma

Entre seus projetos está o do Parque Centenário

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Responsável por inúmeros projetos espalhados pelo Brasil, o arquiteto Manoel Coelho estará na Unesc, em Criciúma, em março. No dia 24, ele ministrará uma palestra na Universidade, em uma promoção do curso de Arquitetura e Urbanismo, Às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.

O evento será gratuito e aberto a professores, alunos, profissionais da área e ao público em geral. O objetivo é promover o reencontro do arquiteto com Criciúma, onde ele projetou alguns dos edifícios públicos mais importantes da cidade, como o Parque Centenário, incluindo o Paço Municipal Marcos Rovaris, o Teatro Elias Angeloni, o Monumento às Etnias e o Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi.

Antes da palestra, Coelho fará o lançamento do livro “Arquitetura Design 45 Anos – Manoel Coelho”, que narra sua trajetória profissional.

Manoel Coelho

Nascido em Florianópolis, em 1940, diplomou-se em 1967, na primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, onde foi professor titular e coordenador do curso por vários anos, participando também da coordenação de implantação dos Cursos de Design, em 1975.

Atualmente, mantém escritório em Curitiba, onde desenvolve projetos para a Volvo do Brasil, Hospital Nossa Senhora do Rocio, com 1.100 leitos, e Sede da Fecomércio. Coelho já proferiu palestras em várias cidades brasileiras e em muitos países. Foi homenageado na 5ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com Sala Especial, e recebeu diversos prêmios, destacando-se pelos projetos na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Selo de Excelência na 2ª Bienal Brasileira de Design e o Grande Prêmio pelo Conjunto da Obra no XV Congresso de Arquitetos Oscar Niemeyer, em 1997.

O profissional

Manoel Coelho participou desde 1967 do processo de Planejamento Urbano de Curitiba como arquiteto da equipe técnica do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e posteriormente como técnico consultor, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e desenvolveu uma série de projetos para a cidade.

De 1975 a 1980, coordenou um projeto de Desenvolvimento Urbano para a cidade de Criciúma, abrangendo Projeto de Identidade Corporativa, Mobiliário Urbano, Sistema de Circulação, Parque Centenário, Paço Municipal, Centro Cultural e Centro Esportivo.

Projeta todos os campi da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) desde 1974 e o campus da Universidade Positivo, com 18 mil alunos, desde 1999.

Colaboração: Davi Carrer e Milena Nandi/Assessoria de Imprensa da Unesc