Saúde

Unibave inaugura Incubadora Inventa nesta terça-feira (10)

A Inventa nasce com 120m², contendo espaços de convivência, sala de reuniões, cinco salas privativas e coworking, para trabalho integrado e colaborativo

Divulgação

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) inaugura, nesta terça-feira (10/05), a Incubadora Inventa. A cerimônia será no Centro de Vivências, às 19h, com a palestra “Empresas Inovadoras”, ministrada pelo vice-presidente do Grupo GAM, Luiz Augusto Aragon Nuernberg.

A Inventa nasce com 120m², contendo espaços de convivência, sala de reuniões, cinco salas privativas e coworking, para trabalho integrado e colaborativo. A estrutura também conta com copa equipada, toda mobiliada e com recepção. Hoje, ela tem três empresas já incubadas e, durante essa semana, mais duas devem submeter projeto para ingressarem no espaço.

Conforme o coordenador da Inventa, professor Nacim Miguel Francisco Júnior, as empresas que estão incubadas são das áreas de tecnologia, treinamento e recursos humanos. “Nossa intenção é alavancar o empreendedorismo na região. Aqui, elas vão receber todo o suporte para depois irem para o mercado de trabalho”, comentou o coordenador da Inventa.

Abertura

A cerimônia de abertura contará com a palestra do vice-presidente do Grupo GAM – Genésio A Mendes, Luiz Augusto Aragon Nuernberg, para falar sobre Empresas Inovadoras. O profissional atua desde 2002 na empresa, como Diretor de TI, diretor de logística e desde 2017 é vice-presidente.

Sobre a Inventa

A Inventa é um dos componentes da área de Inovação do Unibave, inserida na Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex). Segundo o seu Pró-reitor Dimas Ailton Rocha, a partir da transformação da Instituição em Centro Universitário, em 2006, o Unibave vem participando ativamente de associações com outras instituições de ensino, entidades de apoio à pesquisa e demais formas de angariar fundos que possam auxiliar no desenvolvimento da região, principalmente no quesito inovação. “É o que entendemos como vocação e razão de existir”, disse Dimas.

Em 2008, o Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do Finep – Financiadora de Inovação e Pesquisa, lançou um edital de apoio com o intuito de estruturar as redes estaduais de núcleos de inovação tecnológica. O Unibave passou a buscar alternativas para o desenvolvimento regional sustentável, com o objetivo de implantar na região das Encostas da Serra Geral uma indústria de base tecnológica que suprisse as necessidades exigidas por essa necessidade regional.

Em 2010, a criação dos Núcleos de Pesquisa do Unibave, segundo Dimas, foi a semente de seu futuro Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Seis núcleos de pesquisa e extensão integram os cursos de graduação.

Em 22 de setembro de 2016, por intermédio de um convênio com a prefeitura de Orleans, Associação Comercial e Industrial de Orleans (ACIO) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Orleans, foi implantada a Incubadora de Base Tecnológica do Unibave, a Inventa. Iniciaram-se os primeiros contatos com empresas interessadas em se instalar ou em investir nas possibilidades de start-ups.

Em 2020, o Unibave é contemplado por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o que possibilita a remodelagem e estruturação da “Inventa” para ser centro de convergência da inovação na região.

“Percebe-se que, desde 2019, há um movimento constante no sentido de desenvolver-se tecnologia na região. A gestão estará sempre buscando aprimorar as formas de contato e incentivo aos empreendedores, seja na forma de treinamento, indicações, fornecimento de um ambiente propício aos negócios dentre outros tipos de apoio”, comentou o Pró-reitor Dimas.

Notícias Relacionadas

Vereadores aprovam repasse de R$ 10 mil para a APAE de Lauro Müller

A sessão ordinária desta segunda-feira, dia 16, foi realizada sob a presidência do vereador Lindomar Cataneo.

Vereadores de Orleans aprovam gratificação a servidores membros de sindicância administrativa

A sessão ordinária foi realizada sob a presidência do vereador Pedro João Orbem nesta segunda-feira, dia 16.

Rio do Rastro Marathon é marcada por bicampeonatos, recorde e estreias

Atletas de 21 estados brasileiros se desafiaram subindo a Serra de SC em provas de corrida e ciclismo

Homem é preso com 186 kg de maconha na BR-101 em SC

Apreensão foi feita pela PRF e o motorista não soube informar o destino final da droga