Saúde

Unidades Básicas de Saúde de Siderópolis retomam atendimento na próxima semana

Decisão foi tomada para que municípios possam voltar a oferecer serviços importantes para a promoção a saúde da população

Divulgação

Em reunião virtual realizada nesta sexta-feira, 15, pela Comissão de Intergestores Regional (CIR) que reuniu todos os gestores de saúde da Amrec, Regional de Saúde e os Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS) ficou definido que todos os municípios da Amrec tem a autonomia para avaliar e decidir acerca do retorno das atividades das unidades de saúde. Dessa forma, deixa de valer o decreto regional que estava orientando os municípios sobre as medidas a serem adotadas e passa a ser respeitado o Decreto Estadual em vigência.

Em Siderópolis, o retorno dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) está previsto para a próxima semana, com previsão para o dia 20. A partir desta data, os pacientes Covid-19 que precisarem de atendimento não devem mais se dirigir às unidades de saúde e sim procurar o local de referência para este tipo, instalado no Pronto Atendimento 24 horas.

Conforme a secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling, a medida se faz necessária diante do longo período em que a população vem enfrentando dificuldades para ter o atendimento ideal para a promoção da saúde. “A população está desassistida por muito tempo. Precisamos retomar os atendimentos, seja odontológico, médico ou preventivo. Dessa forma estaremos evitando maiores problemas da saúde pública e voltando a trabalhar a prevenção”, explica.

A decisão é mais um desdobramento a partir do novo mapa estadual que aponta o risco potencial para contágio da Covid-19 apresentado na quarta-feira, 13, em que a região passou de gravíssimo para grave. Entretanto, apesar da leve melhora, Janaina destaca que a população não deve relaxar na prevenção e que a equipe de saúde do município retoma às atividades respeitando todas as medidas de prevenção a Covid-19.

Notícias Relacionadas

Fapesc investe R$ 1 milhão em novos estudos para produção de vinho e uva em SC

A produção de uvas e vinho abrange ainda uma área de cultivo de cerca de 6 mil hectares em diferentes regiões. Só de vinícolas, são 95 empresas registradas no Estado

Profissionais da Assistência Social passam por minicurso sobre abordagem antirracista em Criciúma

Palestra foi ministrada por três profissionais da área da Educação e Direito e ocorreu no Salão Ouro Negro

24 horas: Um sonho de 30 anos realizado em Cocal do Sul

A inauguração será neste domingo (26), às 18h, no dia do aniversário de 30 anos de Cocal do Sul

Edital Cultura Criciúma contemplará 30 projetos com R$ 133 mil

Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro. Objetivo é incentivar atividades culturais na cidade