Saúde

Unidades de Saúde em Orleans irão adotar novo formato de atendimento a partir da próxima quinta-feira (18)

As medidas apresentadas poderão ser prorrogadas, se assim necessário, caso a classificação de risco da Covid-19 para a Região Carbonífera perdurar no nível gravíssimo

Divulgação

Considerando a Resolução n° 049/2020 da Comissão Intergestores Regional Saúde – CIR Carbonífera, de 10 dezembro de 2020, que prorroga as medidas a serem adotadas nos 12 municípios da AMREC para o enfrentamento ao avanço da Covid-19.

Considerando que a Região Carbonífera está classificada no nível gravíssimo desde 01/12/2020 de acordo com a Avaliação de Risco Potencial COVID-19, e que o número de contaminados e óbitos vem aumentando consideravelmente nas últimas semanas.

Considerando que a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivo Covid-19 nos Hospitais da região (Hospital São José e Hospital Rio Mina – Criciúma e Hospital São Donato – Içara), está próximo de 100%.
Considerando que a Fundação Hospitalar Santa Otília – Orleans está com a taxa de ocupação de leitos exclusivo Covid-19 próximo de 100%, havendo pacientes em fila de espera para leitos de UTI, e saturação de recursos humanos para atuarem na assistência.

A Secretaria Municipal de Saúde de Orleans vem a público informar as novas medidas adotadas para o enfrentamento ao avanço da Covid-19 no âmbito da rede municipal de saúde:
1 – Nas Unidades de Saúde da Família do Município de Orleans, a partir da data 18/03/2021 até 26/03/2021, serão atendidos prioritariamente:

Pacientes de demanda espontânea, cuja classificação de risco caracterizar necessidade de atendimento em caráter de urgência e/ou verificar a necessidade de atendimento anterior aos 10 dias mencionados acima, como: quadros de dores agudas, exames alterados e HAS/DM descompensadas;
• Gestantes e Puérperas;
• Pacientes em tratamento de câncer e imunodeprimidos;
• Renovação de receitas de forma não presencial;
• Atendimentos odontológicos, cuja classificação de risco caracterizar necessidade de atendimento em caráter de urgência e/ou verificar a necessidade de atendimento anterior aos 10 dias mencionados acima;
• Vacinação (calendário básico de vacinação da criança, adolescente, adulto e idoso e vacina covid-19);
• Realização de testes rápidos para detecção de DST e HIV.

Ressalva-se que no período mencionado (18/03/2021 até 26/03/2021), ficarão suspensos os atendimentos eletivos programados, caracteriza-se por: consultas médicas, consultas odontológicas, consultas de enfermagem, exame papanicolau e demais procedimentos caracterizados como eletivos.

2 – Os pacientes com sintomas gripais (febre, tosse, cansaço, dor de cabeça, dor de garganta, falta de ar, ageusia e/ou anosmia), continuarão sendo atendidos no Centro de Triagem Covid-19, com funcionamento de segunda a sexta da 08:00 às 20:00horas e nos sábados e domingos das 09:00 às 19:00horas.

O Centro de Triagem Covid-19 funciona no Centro de Convivência da Terceira Idade Emilia Debiasi Pinter, situado a Rua Capitão Galdino Guedes, 210 – Bairro Barro Vermelho, ao lado da APAE.

3 – Os atendimentos do Centro de Especialidades, Centro de Fisioterapia, Unidade São Lucas, CAPS e dos profissionais do NASF, serão mantidos considerando as medidas sanitárias de distanciamento e higienização dos ambientes e EPIs.

As medidas apresentadas poderão ser prorrogadas, se assim necessário, caso a classificação de risco da Covid-19 para a Região Carbonífera perdurar no nível gravíssimo.

Notícias Relacionadas

Ministério da Saúde recebe mais 2 milhões de doses da Pfizer

Imunizante chegou hoje no Aeroporto de Viracopos

Casal capota veículo na Via Rápida e é encaminhado ao hospital em Içara

Trânsito no local ficou lento durante atendimento aos envolvidos

Mestrado em Engenharia Metalúrgica conecta estudos com a indústria

Período de inscrições para nova turma está aberto na UniSatc

Carro colide em poste e deixa condutora em estado grave, em Jaguaruna

Acidente aconteceu na manhã deste domingo, em Arroio Corrente