Saúde

Unidades de Saúde mobilizadas na Campanha de Multivacinação em Criciúma

Estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde tem objetivo de conscientizar sobre a importância da vacinação e manter em dia as vacinas das crianças e dos adolescentes

Divulgação

A Secretaria de Saúde de Criciúma está mobilizada junto ao Ministério da Saúde com a Campanha de Multivacinação, que teve início no dia 1º de outubro e segue até o dia 29. A campanha tem como objetivo atualizar e manter em dia as vacinas das crianças e adolescentes e, principalmente, conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da vacinação. A mobilização é voltada para crianças de 0 anos a jovens de 14 anos, 11 meses e 29 dias.

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, reforça que a atualização do calendário vacinal é fundamental. “A vacina concede proteção individual e coletiva, já que altas taxas de imunização podem levar a diminuição e, até, extinção de doenças imunopreveníveis”, explica.

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) oferte imunizantes contra diversas enfermidades, o Ministério da Saúde tem alertado para uma queda na cobertura vacinal nos últimos anos. Preocupação que também é realidade em Criciúma. De acordo com a enfermeira do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica do município, Deise Miotello, Criciúma não registrou, em 2021, falta de imunizante ou mão de obra nos postos de saúde para alcançar o objetivo do setor, que é atingir a meta de 90 a 95% da população. No entanto, a cobertura vacinal nessa faixa etária não chega, hoje, a 60%. “Por isso é tão importante a realização da Campanha de Multivacinação, reforçando a necessidade da atualização do calendário vacinal”, afirma Deise.

Para se vacinar, o pai ou responsável deve acompanhar a criança ou adolescente até uma das 46 salas de vacinação, portando documentos pessoais e caderneta de vacinação.

O dia D de vacinação

Para os pais que não conseguirem ir até uma unidade durante a semana, a campanha conta com o dia D de vacinação. No próximo sábado (16), todas as unidades de saúde do município com sala de vacinação vão atender o público das 8h às 17h.

Vacinas disponíveis

Crianças

BCG

Hepatite B

Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativa)

Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada)

Rotavírus humano G1P1 (VRH)

DTP+Hib+HB (Penta)

Pneumocócica 10 valente (PVC 10)

Meningocócica C (conjugada)

Febre Amarela (atenuada)

Sarampo, Caxumba, e Rubéola (SCR)

Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV)

Hepatite A (HA)

Difteria, Tétano e Pertussis (DTP)

Varicela

Adolescentes

Hepatite B (HB recombinante)

Diferia e Tétano (dT)

Febre Amarela (atenuada)

Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR)

Papilomavírus (HPV)

Meningocócica ACWY (conjugada)

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado