Educação

UniSatc debate novos rumos da engenharia em seminário de educação empreendedora

Em 2022, o evento será sediado pela instituição, que abordará a temática do empreendedorismo como ferramenta para transformar o mundo

Divulgação

A formação acadêmica sempre está conectada com temáticas atuais e conteúdos que fazem parte de discussões que impactam diretamente na humanidade. Na área da engenharia se fala sobre a necessidade de se resolver problemas da indústria, mas pouco se discute sobre a conversão de resultados em empreendedorismo. Foi seguindo esse contexto, que o Centro Universitário UniSatc participou do III Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia, debatendo os novos rumos da área. Em 2022, a instituição sediará o evento abordando o empreendedorismo como uma ferramenta para transformar o mundo.

No seminário foram abordados os desafios de se fazer com que os cursos de engenharia preparem o aluno para questões voltadas ao empreendedorismo. “Nosso objetivo na UniSatc é proporcionar uma educação com foco na disseminação da cultura empreendedora, porque o engenheiro por natureza precisa ser empreendedor, ele é formado para solucionar problemas, pra criar soluções para a área de engenharia”, ressaltou o Pró-reitor de ensino e extensão da UniSatc, Jovani Castelan.

A graduação em engenharia proporciona ao acadêmico um amplo conhecimento tecnológico que é a base para o desenvolvimento de novas soluções para indústria e sociedade. “Proporcionar ao aluno ao longo do curso a interação de mecanismos estruturados contribuirá para que eles empreender em com maior assertividade e, consequentemente, aumentar o surgimento de novos empreendimentos”, salientou o coordenador do curso de engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota.

Entrou em discussão no evento a criação de agenda nacional que pudesse fomentar a cultura empreendedora nos currículos de engenharia. “Na nossa instituição já incluímos alguma práticas que já estão incorporadas nos nossos cursos de engenharia, dos quais os demais cursos que conhecemos ainda não estão nesse nível, e por isso, em alguns pontos estamos na vanguarda nessa questão da educação empreendedora nos cursos de graduação e queremos compartilhar isso para o setor”, pontuou Castelan.

Seminário de 2022

Em 2022, a UniSatc será a sede do IV Seminário de Educação em Engenharia, com o tema “Educação empreendedora para transformar o mundo”, temática essa que vai ao encontro com a missão institucional que é de transformar pessoas e organizações por meio de tecnologias inovadoras.

“Nesse evento, queremos promover a reflexão referente ao protagonismo da engenharia no tocante ao empreendedorismo, auxiliando os acadêmicos no processo de transformar um ideia em uma solução promissora, visando torna-la em um produto comercial”, informou Mota.

O seminário será em formato online no dia 29 de março de 2022.

Notícias Relacionadas

Motociclista tem ponta do dedo amputada após colisão com caminhonete em Urussanga

O homem, de 41 anos, também apresentava suspeita de traumatismo craniano, suspeita de hemorragia interna e fratura exposta no joelho.

Polícia Civil de Orleans incinera drogas apreendidas e avaliadas em R$ 150 mil

Tabletes e porções de cocaína, crack e maconha foram apreendidos em por volta de 30 procedimentos, tais como inquéritos e autos de prisão em flagrante.

Santa Catarina Mais Renda Empresarial começa atendimento de MEIs

A partir do dia 30 de setembro, a parceria se estenderá com o Sicoob em 95 municípios catarinenses.

Respiradores: Justiça nega devolução de dinheiro bloqueado

O juiz Petroncini usou os mesmos argumentos para anunciar a nova negativa.