Cidade mais fria do Brasil amanheceu com -4,85°C; Serra Catarinense teve mínimas negativas em várias cidades

Foto: Elsio Branco
Urupema, conhecida como a cidade mais fria do Brasil, voltou a fazer jus ao título nesta quinta-feira (3), ao registrar a menor temperatura do dia em Santa Catarina: -4,85°C. No entanto, o que mais impressionou foi a sensação térmica, que chegou a -13°C por volta das 7h, de acordo com dados da Epagri/Ciram. O forte vento de até 30 km/h contribuiu para o frio extremo sentido pelos moradores.
Além de Urupema, outras cidades da Serra Catarinense também amanheceram com temperaturas abaixo de zero. Em São Joaquim os termômetros marcaram -3,66°C; em Bocaina do Sul, -2,98°C; em Bom Retiro, -2,27°C; e em Rio Rufino, -1,05°C. Urubici, Lages, Otacílio Costa e Palmeira também registraram mínimas negativas.
Menores temperaturas desta quinta-feira (3):
-
Urupema: -4,85°C
-
São Joaquim: -3,66°C
-
Bocaina do Sul: -2,98°C
-
Bom Retiro: -2,27°C
-
Palmeira: -1,32°C
-
Rio Rufino: -1,05°C
-
Otacílio Costa: -1,05°C
-
Urubici: -0,14°C
-
Lages: -0,8°C
Fim da onda de frio
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, esta foi a segunda onda de frio do inverno e a quarta massa de ar polar a atingir a região Sul do Brasil em 2025. O alerta laranja emitido pelo Inmet chegou ao fim às 8h desta quinta-feira, marcando o encerramento do período de frio intenso.
A partir da tarde, as temperaturas devem subir gradualmente. As máximas previstas variam entre 15°C e 18°C na maior parte do estado, e giram em torno de 12°C nas áreas de maior altitude. A massa de ar polar começa a se afastar em direção ao oceano, e a previsão é de tempo mais estável e ameno para os próximos dias.