Saúde

Urussanga faz força-tarefa contra a dengue

Na ação, agentes comunitárias de saúde e soldados do 28º GAC, estiveram visitando os bairros Centro, Estação, Nova Itália e Bom Jesus.

Foto: PMU/Divulgação

O aumento no número de casos de dengue em Santa Catarina tem levantado um alerta ainda maior para os cuidados, que já eram tomados até então. Conforme o último informe epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), já são 32.206 casos confirmados da doença – destes, 28.752 são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do estado. Em Urussanga, já são três casos confirmados, dos quais, um foi contraído dentro do município.

Pensando em orientar, fiscalizar e assim combater criadouros do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da doença, a Prefeitura de Urussanga, através Vigilância em Saúde e Secretaria de Saúde Municipal, realizaram nesta segunda e terça-feira, 9 e 10 de maio, uma Campanha em quatro bairros do município.

“Iniciamos com quatro bairros, mais adiante estamos planejando visitar os demais, mas agora o exército está atendendo vários municípios e só conseguiram destinar dois dias para Urussanga. Porém, a iniciativa é um alerta para que cada cidadão seja o fiscal em casa, no trabalho e na localidade em que vive, para evitar e acabar com locais que possuam água parada e sejam risco”, alerta o Diretor de Vigilância em Saúde, Filipe Cataneo.

Ele ressalta a boa receptividade da população para a campanha. “A grande maioria nos atendeu muito bem, abriu os portões, nos acompanhou nas fiscalizações. Nenhum foco foi registrado, mas algumas casas tinham a presença de itens em seus quintais que acumulavam água. Orientamos para a destinação e cuidado correto com esses materiais, nestes casos”, comenta Cataneo.

Na ação, agentes comunitárias de saúde e soldados do 28º GAC, estiveram visitando os bairro

Com informações do TNSUL

Notícias Relacionadas

Porto de Imbituba intensifica ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya

Devido à vigilância contínua, a Autoridade Portuária não registra focos do mosquito desde 2015.

Jiu-jitsu: o esporte que tem ganhado força em Criciúma

Representando a Fundação Municipal de Esportes (FME) atletas conquistaram medalhas no Jasc 2019 e tem garantia de auxílio financeiro por dois anos

Dengue, zika e chikugunya: Santa Catarina tem regiões com alto risco de transmissão

O objetivo do levantamento é identificar o tipo e a quantidade de depósitos que possam ser criadouros do mosquito nos imóveis visitados.

Imbituba encontra 11° foco de mosquito da dengue e mantém “estado de atenção”

Basta mais um foco para que a cidade entre na lista dos municípios infestados em Santa Catarina.