Saúde

Urussanga, Orleans, Imbituba e Grão-Pará registram casos de febre maculosa

São 22 casos registrados no Estado só em 2023

Foto: Divulgação

A Febre Maculosa, doença causada pelo carrapato-estrela, já infectou 22 pessoas em 2023 em Santa Catarina. Os dados, fornecidos pela Secretaria do Estado nesta quarta-feira (13) mostram que a doença tem ascendido alerta nos profissionais de saúde.

Ainda segundo a pasta, a doença já foi registrada na maioria das regiões de Santa Catarina.

Confira a lista:

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Grão Pará 1 caso;
Imbituba 1 caso;
Orleans 1 caso;
Urussanga 1 caso.

Blumenau 5 casos;
Jaraguá do Sul 3 casos;
Benedito Novo 2 casos;
Canelinha 1 caso;
Corupa 1 caso;
Joinville 1 caso;
Luiz Alves 1 caso;
Massaranduba 1 caso;
Palhoça 1 caso;
Rio dos Cedros 1 caso;
São Bento do Sul 1 caso;

A febre maculosa

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a febre maculosa, também conhecida como febre maculosa das Montanhas Rochosas, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Rickettsia rickettsii. Ela é transmitida aos seres humanos através da picada de carrapatos infectados, especialmente o carrapato-estrela.

Os sintomas da febre maculosa geralmente aparecem de 2 a 14 dias após a picada do carrapato e podem incluir febre alta, dores de cabeça intensas, dores musculares e articulares, erupção cutânea que começa como manchas vermelhas que se espalham pelo corpo, fadiga extrema, náusea e vômitos, além de dor abdominal.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+