Poder Executivo

Urussanga trabalha para recuperar estragos causados pela chuva

Com chuva de mais de 90 milímetros em duas horas, água e lama chegaram a estradas

Quase todo o maquinário da Secretaria de Infraestrutura de Urussanga amanheceu no Bairro da Estação nesta segunda-feira. Os servidores trabalham para reparar a drenagem e limpar as ruas, além de dar apoio aos moradores. No fim de semana, as ruas próximas ao rio Caeté se encheram de água por causa do excesso de chuva na noite de sábado.

"Felizmente o rio foi desassoreado há pouco tempo, por isso o dano foi minimizado e ninguém precisou ser desalojado. Nossos servidores estão conseguindo deixar tudo em ordem", avaliou o prefeito, Johnny Felippe, que passou no local dos trabalhos logo antes de viajar a Florianópolis, onde cumpre agenda nessas segunda e terça-feira.

Mais de 90 milímetros em duas horas

De acordo com dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina – Ciram, a chuva em Urussanga foi de mais de 90 milímetros entre as 21h e 23h de sábado.

Na manhã desta segunda, a principal preocupação foi com a remoção de lama de dentro das bocas de lobo e com possíveis novos desmoronamentos. "Fizemos um grande mutirão com todas as máquinas, para restaurar as condições das estradas e permitir às pessoas que utilizem as vias públicas sem problemas", pontuou o secretário Infraestrutura, Nilson Freitas. "Já na manhã de domingo estivemos na estrada entre o Bairro da Estação e o Rio Caeté Baixo porque uma barreira trancou a via. Nossas máquinas já conseguiram desobstruir", relata o secretário.

Auxílio do Corpo de Bombeiros

Durante a manhã dessa segunda-feira, técnicos do Departamento de Planejamento – Deplan vistoriaram os locais para emitir laudo técnico. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Giovani Miottello, houve desmoronamento de um muro e um barranco no bairro Bela Vista, mas apenas com danos materiais. "As ruas mais afetadas foram a Vitório Giacomi e a Sílvio Ferraro, no Bairro da Estação. No fim de semana, o caminhão tanque do Corpo de Bombeiros ajudou na limpeza", detalha Miottello.

De acordo com o responsável pelo Departamento de Planejamento, Rangel De Lorenzi, o município já está dando andamento nos trâmites burocráticos junto à Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – Fatma para fazer uma nova limpeza no rio Caeté

Colaboração: Renan Medeiros / Comunicação Prefeitura de Urussanga

[soliloquy id=”169410″]