Geral

Usina Solar deve operar em março

Até março de 2014, a Usina Solar Fotovoltaica de 3,0MWp, que ficará localizada na Cidade Azul, já deve estar gerando energia. A previsão é do diretor de Produção de Energia da Tractebel, José Carlos Minuzzo, que afirma que a construção da usina está iniciando em novembro, pois toda a infraestrutura de base, como aterro, nivelamento do terreno, drenagens e cercas já está concluída.

A previsão para a conclusão das obras é fevereiro/2014 e início da geração de energia elétrica em março/2014, após o comissionamento da usina. O projeto é um dos maiores investimentos em energia solar do Brasil – serão R$ 56,3 milhões aplicados na usina em Tubarão e em mais oito módulos de avaliação de 70kWp, situados em diferentes regiões do país.

Para Minuzzo, é importante destacar que essa usina é parte de um grande projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e, como tal, foi idealizada para servir como um laboratório em escala real. “O projeto atende a uma chamada pública da Aneel e a usina foi projetada junto ao Complexo de Jorge Lacerda, visando ao aproveitamento da infraestrutura já existente no local”, detalha.
Dentre os objetivos do projeto estão itens como avaliar as tecnologias atualmente disponíveis no mundo para a geração solar fotovoltaica de energia elétrica; verificar que tecnologia obtém melhor rendimento em cada uma dessas oito regiões envolvidas, já que cada módulo possui sete diferentes tecnologias; estudar os seus efeitos na conexão com o sistema elétrico nacional; avaliar os custos de operação e manutenção da usina solar fotovoltaica; dar subsídios à elaboração de uma regulação voltada a esta fonte de energia, além de formar e capacitar especialistas nesta fonte renovável de energia elétrica.

De acordo com o Jornal Diário do Sul, o diretor da Tractebel aponta que, por ser um projeto de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento suportado por recursos do Programa de P&D da Tractebel Energia, inicialmente, 38 pesquisadores estarão envolvidos, entre professores, mestres e doutores da UFSC mais os engenheiros e técnicos da empresa. “Não é previsto um aumento de quadro de pessoal para operação e manutenção desta usina, ela terá um alto nível de automação. Já para as obras de implantação/construção está prevista uma mobilização de aproximadamente 100 profissionais”, sublinha.