Economia

Usina Solar será implantada em Tubarão

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Um dos maiores investimentos em energia solar do Brasil será feito em Tubarão. Serão R$ 56,3 milhões aplicados na Usina Solar Fotovoltaica do Brasil, que ficará localizada na Cidade Azul, e em mais oito módulos de avaliação de 70 kWp, situados em diferentes regiões do país.

A Usina Solar ficará às margens da BR-101 e vai gerar 3MWp, ou seja, no pico máximo, com sol a pino, chega aos 3MW. Cada módulo de avaliação e a usina testam sete diferentes tecnologias fotovoltaicas para identificar quais são as mais eficientes para cada condição climática brasileira.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, a usina é um projeto da Tractebel Energia, junto com o Grupo de Pesquisa Fotovoltaica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e 12 empresas parceiras. Este projeto, segundo o presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni, tem como objetivo avaliar o potencial de geração solar no Brasil e a sua complementaridade com outras fontes de energia, como hidrelétrica, termelétrica e eólica.

A área ocupada pela usina solar no Sul de Santa Catarina é de 10 hectares e irá receber 19 mil painéis fotovoltaicos, colocados em um local onde ficava uma das bacias de cinzas desativadas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. A ideia é que a Usina Solar inicie a geração de energia ainda no primeiro trimestre de 2014.

A energia solar é obtida pela conversão da luz solar em energia elétrica. A luz solar é abundante, renovável, disponível a todos e uma opção na busca por fontes alternativas de geração. O Brasil possui grande potencial e os maiores valores de irradiação solar estão na região central do país.

A célula fotovoltaica é um dispositivo elétrico que converte a luz diretamente em energia elétrica, através do efeito fotovoltaico. As células fotovoltaicas são feitas com materiais semicondutores. O silício é um dos elementos mais utilizados e está presente de forma abundante na natureza.

A energia fotovoltaica tem sido uma alternativa bastante adotada nos países europeus e está em desenvolvimento no Brasil. A produção de energia fotovoltaica vem crescendo exponencialmente desde 2001 e tende, em 2018, a ser responsável por 10% do consumo energético mundial.

Votação vai definir nome

O nome da usina será escolhido por votação via internet. Para participar, é preciso acessar o site www.tractebelenergia.com.br/usinasolar e clicar no nome de preferência, entre três opções: Usina Solar Nova Aurora, Usina Solar Cidade Azul e Usina Solar Tubarão.