Geral

Uso de gruas na construção civil é tema de debate

Assunto foi discutido junto aos associados na reunião mensal do Sinduscon

Foto: Amanda Tesman

Foto: Amanda Tesman

A utilização de gruas nas edificações foi o tema abordado na reunião deste mês do Sindicato das Empresas de Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon). A necessidade de discutir o assunto surgiu após o acidente com o equipamento em uma obra, em Criciúma, no mês passado. Os esclarecimentos aos empresários foram prestados pelos representantes da Grubras, empresa responsável pela fabricação e comercialização dos aparelhos.

Conforme o diretor da Grubras, António da Costa Vidal, as gruas são consideradas bastante seguras, sendo raros os acidentes. “Acidentes sempre podem acontecer, mas é muito difícil. O índice é quase zero. Nos últimos cinco anos não registramos nenhum sinistro. Para que eles não ocorram, temos trabalhado para aprimorar os equipamentos e, principalmente, a segurança deles”, enfatiza.

O engenheiro de Segurança do Trabalho do Sindicato, Paulo Vilaça, observa que o fato registrado no município em outubro deste ano alertou os órgãos fiscalizadores e a vizinhança, que realizaram visitas às obras que possuem gruas. “É importante ressaltar que existe uma legislação específica que trata sobre sua utilização. Está tudo sendo seguido conforme dita a lei”, comenta.

De acordo com Vidal, o emprego do equipamento é tendência na construção civil e deve crescer muito nos próximos anos devido aos benefícios apresentados, como diminuição do tempo de construção, redução da mão-de-obra e de custos. “Hoje contamos com oito gruas da Grubras na cidade e uma da concorrência. Criciúma mantém ritmo acelerado na construção e em cinco anos a tendência é que terá mais de 40 gruas em operação. O equipamento é bastante moderno, sendo utilizado em diversos países há anos”, fala Vidal.

Para garantir a segurança, as empresas ministram cursos e capacitações aos operadores de grua.

Sindicato que dobrar número de associados

Dobrar o número de associados. Este é o objetivo do Sindicato das Empresas de Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon) para o próximo ano. O objetivo foi anunciado pelo presidente, engenheiro Jair Savi, na reunião mensal da categoria, que aconteceu na noite de segunda-feira, dia 4.

Conforme o profissional, atualmente a entidade conta com 42 associados, um número pequeno se considerada a quantidade de empresas na região Sul. “Estamos localizados em uma região com mais de 300 empresas e só contamos com 42 associados. Queremos dobrar este número e, com isso, aumentar a nossa arrecadação, que é pouca e não cobre os gastos”, comenta.

Para os associados, a entidade oferece uma série de serviços. Eles poderão usufruir de assessoria jurídica, receber orientações sobre segurança do trabalho e capacitações. “Estamos sempre promovendo cursos de qualificação aos funcionários dos nossos associados. O nosso foco será na educação”, frisa Savi.

Após a reunião, houve um jantar de confraternização, com troca de informações sobre os problemas comuns à Construção Civil.

Colaboração: Amanda Tesman/Ápice Comunicação