Saúde

Uso de máscara ao ar livre em SC deve ser liberado em novembro, projeta Estado

O assunto ganhou força nesta segunda-feira (25) após a decisão da prefeitura de Criciúma de flexibilizar o uso das máscaras para quem está em dia com a vacinação. A medida vale para áreas ao ar livre.

Divulgação

A projeção do secretário da Saúde (SC), André Motta Ribeiro, é que o uso das máscaras ao ar livre seja liberado na primeira quinzena de novembro em Santa Catarina. A declaração foi ao programa CBN Total desta segunda-feira (25). Segundo Motta, a liberação das máscaras vai depender do avanço da vacinação e do cenário epidemiológico.

Motta explicou que o estado tem atualmente 57% da população totalmente vacinada e que já se discute a flexibilização do uso da máscara nas áreas externas quando chegamos a 65% ou 70% de imunização completa. “No atual ritmo, chegaremos a isso na primeira quinzena de novembro”.

O assunto ganhou força nesta segunda-feira (25) após a decisão da prefeitura de Criciúma de flexibilizar o uso das máscaras para quem está em dia com a vacinação. A medida vale para áreas ao ar livre.

A medida foi criticada por Motta. “Nós temos uma Lei Federal e uma Lei de Santa Catarina. Como a cidade do Rio de Janeiro e Criciúma conseguiram fazer uma legislação própria, eu desconheço.”

Na segunda-feira (25), segundo relatou em na coluna de Raphael Faraco, o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, foi questionado no Bom Dia SC, da NSC TV, sobre o decreto da prefeitura de Criciúma que autoriza os vacinados a ficarem sem máscaras em locais abertos.

– A gestão em Santa Catarina é bipartite. Temos mantido um diálogo bem transparente com os municípios. E na última reunião, quinta passada, não discutimos isso. Além do que, há uma lei federal e um decreto estadual que determina o uso. Nós já desobrigamos a medição de temperatura e vamos avançar também em relação as máscaras no melhor momento, com segurança e com uma comunicação correta – disse Macário.

Com informações de Raphael Franco, colunista do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Proposições, Requerimentos, Projetos de Lei e Projeto de Resolução

No Grande Expediente, oito vereadores aproveitaram para fazer seus pronunciamentos.

Satc Digital e Coopera firmam parceria para a aplicação do ensino corporativo

De forma gratuita, cinco cursos livres foram lançados nesta segunda-feira e estão disponíveis para a comunidade

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Dados mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia, e caminha para um processo de estabilização

Assistência Social de Criciúma entrega alimentos para instituições sociais no Parque das Nações

Ao todo, foram distribuídos 960 kg de carne, 1.500 kg de banana, 60 cestas básicas e 90 kits de legumes para 30 instituições