Segurança

Uso do aplicativo PMSC cidadão pela população permite agilizar atendimentos de emergências policiais

Nesta Central são atendidas as demandas de toda a região Carbonífera de abrangência do 9º e do 29º Batalhões de Polícia Militar

Foto: Divulgação

A Central de Atendimento do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) recebe mais de 800 ligações diárias em Criciúma, via telefone 190, totalizando cerca de 25 mil chamadas mensais. Nesta Central são atendidas as demandas de toda a região Carbonífera de abrangência do 9º e do 29º Batalhões de Polícia Militar.

Com o intuito de proporcionar maior agilidade nos atendimentos, a Polícia Militar de Santa Catarina disponibiliza serviços para a população por meio do Aplicativo PMSC Cidadão.

“Por vezes o cidadão precisa entrar em contato pelo telefone 190 e não consegue ligação ou por não ter área de cobertura, por alguma instabilidade da operadora de telefonia, pelo grande número de ligações pode dar como linha ocupada. Para isso a Polícia Militar disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão que pode ser baixado tanto para aparelhos com sistema Android ou IOS e pelo qual o cidadão vai preencher um cadastro e será permitido realizar o acionamento da Central de Emergências por ali, sendo que já será agilizada uma etapa do atendimento que é o questionário inicial exigido pelo operador da Central de Operações”, explica o tenente-coronel Alberto Cardoso Cichella, Chefe da Central Regional de Emergência (CRE) do 6° Comando Regional de de Polícia Militar.

“O aplicativo permite o envio de áudios, fotos e vídeos, além de informações complementares sobre a ocorrência”, complementa.

“O cadastro para uso do aplicativo requer dados pessoais como nome completo, RG, CPF, endereço, telefone de contato, todos sigilosos e para o atendimento efetivo é necessário deixar o GPS do aparelho celular ligado para registro da localização, desta foram o usuário também terá o retorno no momento em que uma guarnição se deslocar para o atendimento da ocorrência”, esclarece o oficial.

O aplicativo oferece diversos serviços à população, como:

• Registro de ocorrências: Acione a Polícia Militar de forma rápida e eficiente, enviando sua localização exata, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente.

• Botão de pânico para violência doméstica: Obtenha ajuda imediata em caso de violência doméstica. (mediante a ordem judicial)

• Rede de Vizinhos: Pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação. Faça o cadastro e seja um membro ativo.

• Acesso a diversos serviços: Rede Rural, Segurança Escolar, SOS desaparecidos, além da localização de nossas unidades e telefones úteis, e muito mais.

Para baixar o PMSC Cidadão basta clicar neste link: pm.sc.gov.br/paginas/pmsc-cidadao

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