Saúde

Uso emergencial de vacinas contra Covid é prorrogado por um ano pela Anvisa

Medida retira o impedimento legal para que a CoronaVac seja mantida no programa nacional de vacinação

Divulgação

A regra que permite o uso emergencial de vacinas e medicamentos contra Covid-19 foi prorrogada por mais um ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quinta-feira (12). As informações são do g1.

De acordo com a Anvisa, o objetivo é garantir o fornecimento das doses e remédios.

“O principal objetivo da medida é de não impactar o fornecimento de vacinas e medicamentos contra a Covid-19 à população brasileira. A revisão foi necessária já que, em decorrência do fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), declarada pelo Ministério da Saúde, pela Portaria 913/2022, as AUEs perderiam automaticamente a sua validade”, informou a Anvisa.

A medida retira o impedimento legal para que a CoronaVac seja mantida no programa nacional de vacinação, já que o imunizante é o único com aprovação apenas para uso emergencial. Pfizer, Janssen e AstraZeneca já obtiveram o registro definitivo.

O pedido de autorização para a manutenção de alguns produtos contra a Covid-19 foi solicitado pelo Ministério da Saúde em abril. Entre eles, estava a vacina produzida pelo Instituto Butantan.

A prorrogação foi necessária após a decisão anunciada pelo governo federal de decretar o fim da emergência de saúde pública relacionada à Covid-19 no Brasil.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Dívida de R$ 2 mil motivou tiros contra sargento da PM em SC

Policial Militar foi vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada do último sábado (21); quatro suspeitos foram presos

SC tem quase 100% de taxa de ocupação de leitos de UTI pediátricos e neonatais

Ocupação de leitos de UTI pediátricos chega a 97,9% no Estado; bebê de dois meses aguarda abertura de leito em hospital da Capital para realizar cirurgia

Barco vira e pescador é resgatado por helicóptero da Polícia Civil que fazia treinamento em SC

Resgate começou quando populares começaram a acenar para a tripulação. Vítima se chocou contra o barco.

Inscrições abertas para bolsas de Estudos PMC/Esucri

Os candidatos dos 13 cursos de graduação podem realizar o cadastro on-line