Geral

Uso indiscriminado de antibióticos pode dificultar o tratamento de infecções bacterianas

Médicos alertam que este tipo de situação pode trazer graves problemas à vida do ser humano

Todos os dias é possível encontrar diversas pessoas procurando indiscriminadamente antibióticos para algum tipo de problema relacionado à saúde. Médicos alertam que este tipo de situação pode trazer graves problemas à vida do ser humano. Muitas vezes, o antibiótico utilizado pode não fazer o efeito desejado, pelo simples fato do produto em questão, não ser o remédio correto usado em determinado problema.

O médico Infectologista e coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HSJosé, Dr. Roberto Oenning, afirma que o uso indevido dessas drogas faz com que bactérias se tornem cada vez mais resistentes, e isso é um problema de saúde pública. Por exemplo, toda vez que uma pessoa toma antibiótico, as bactérias sensíveis a ele são mortas, por outro lado, as resistentes a ele podem se proliferar e crescer rapidamente. "É muito importante fazer uso deste tipo de medicamento apenas quando prescrito por um especialista. Usar continuamente e de forma inadequada antibióticos, é o principal causador do aumento de bactérias resistentes, portanto, é necessário utilizar esse tipo de fármaco conforme indicado pelo médico, não sendo permitida a pausa antes do tempo previsto, pois existe a possibilidade de alguma bactéria ter sobrevivido", pontua Oenning.

É importante ressaltar também, que a automedicação além de ocultar um diagnóstico, pode acarretar outros problemas como: alergias, toxidades hepáticas (fígado), nefrológicas (rins), etc.

De acordo com Organização Mundial de Saúde, na última década, praticamente todos os tipos de bactérias têm demonstrado resistência a antibióticos, consequentemente, o tratamento com determinados medicamentos se torna mais difícil. Se uma bactéria for resistente a muitos medicamentos, tratar a infecção pode ficar mais difícil ou até impossível.
Por isso, principalmente no verão onde as situações de contaminação se tornam muito mais fáceis, preste atenção, medicação, somente com prescrição médica.

 

Curiosidade

Antibióticos são substâncias químicas, naturais ou artificiais, que impedem a multiplicação de bactérias. Essa classe de fármaco foi descoberta em 1928, quando Alexander Flemming, verificou a inibição do crescimento da bactéria Staphylococcus pela atividade de um fungo indentificado como do gênero Penicillium, que deu origem à penicilina. Inicialmente, a descoberta não trouxe muito interesse, mas com o início da 2ª Guerra Mundial, em 1939, as pesquisas sobre o assunto ficaram mais intensas, com o objetivo de entender o valor quimioterápico da penicilina. Em 1942, devido a um incêndio ocorrido em uma danceteria de Boston, foi utilizada uma “droga milagrosa” que se mostrou excelente no combate às infecções de pele relacionadas às queimaduras decorrentes do incidente: a penicilina. A partir daí, passou a ser produzida em grande quantidade para ajudar no combate de tratamentos infecciosos.

Katia Farias/Assessoria de Comunicação Hospital São José