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Usuários de telefonia móvel de Orleans estão insatisfeitos com serviço

Reportagem da Rádio Guarujá ouviu nas ruas a insatisfação da população com as operadoras

Sem sinal. Realizar uma ligação está sendo quase impossível nos últimos dias. Chamadas não efetuadas estão se tornando cada vez mais comuns.
Nessa terça-feira (18), por exemplo, a operadora TIM ficou sem serviço durante todo o período da manhã e tarde. Com isso, os consumidores devem se atentar quanto aos seus direitos e recorrê-los. Conforme a coordenadora do PROCON de Orleans, Aline Machines, a operadora é obrigada a prestar satisfação aos clientes.

“Sempre que houver falha, ou deficiência na prestação de serviço, o que é importante o consumidor fazer: Primeiro, assim que o serviço retornar ele deve ligar para a operadora e registrar uma reclamação informando que ficou tantos dias sem sinal. Anotar a data,numero do protocolo, nome do atendente e pedir um prazo para que seja prestada uma satisfação”, ressalta a coordenadora.

A reportagem da rádio Guarujá, em Orleans, saiu pelas ruas da cidade para saber dos consumidores como está a qualidade dos telefonemas nos últimos dias. As respostas foram às mesmas: Insatisfeitos com o serviço!

Para o consumidor Junior da Silva Borges, o maior problema é por falta de comunicação com os clientes, pois geralmente é feito por telefonema, “Tá bem difícil. Eu dependo do celular para trabalhar e quando quero falar com um cliente não consigo, tenho que me deslocar até onde ele está para resolver o problema”, diz. 

Perguntado ao consumidor Arnaldo Silveira, ele responde: “Péssima mesmo, ruim. Não tem condições, eu que presto serviço, preciso do telefone pra sobreviver faz três dias que ninguém me liga e eu não posso ligar para ninguém, como é que eu fico nessa situação?”, questiona.

“Eu acho que a qualidade das telefonias móveis precisa melhorar. Quando precisamos realizar ligações não conseguimos”, relata a consumidora Bianca Maciel.

Conforme ainda a coordenadora, caso a operadora não preste satisfação ao cliente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve ser informada.

“Se a operadora não prestar satisfação no prazo o consumidor deve ligar para a Anatel no telefone 1331 e fazer uma reclamação direto à agencia que regulamenta a telefonia no Brasil, porque eles têm o poder de suspender vendas e prestação de serviços.

Feita à reclamação junto a Anatel será dado um novo prazo e em caso de dúvidas ou insatisfação, é necessário que o consumidor procure pessoalmente o PROCON munido de seu CPF, RG e comprovante de residência para também abrirmos uma reclamação junto a operadora”, relata.

Um fato interessante que a coordenadora também ressalta é que há a possibilidade de portabilidade.

“É importante que o consumidor saiba que ele tem uma saída, a pior punição para qualquer empresa é perder o cliente. Caso ele tenha interesse em mudar de operadora, ele pode mudar fazendo a portabilidade e continuando assim com seu mesmo número”, finaliza.

Colaboração: Thaise Vieira/Rádio Guarujá