Geral

Usuários do CRAS Tereza Cristina participam de Encontro em famílias e Jantar de Casais

Eventos têm por objetivo reforçar o vínculo familiar e comunitário através de atividades que estimulem o relacionamento e informem a população

Buscando o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Tereza Cristina realiza, nesta semana, dois eventos reunindo os usuários da unidade. Um jantar entre casais será promovido nesta terça-feira (24), às 19h, e na quarta-feira (25) haverá o “Encontro em família”, no mesmo horário, no próprio centro.

Organizados pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, os encontros devem atender 1.700 famílias cadastradas no sistema do CRAS e 90 incluídas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

A técnica de referência e psicóloga na unidade Alessandra Martarello afirma que o encontro em famílias é realizado todo mês abordando assunto de interessante geral da população. “Temos esse objetivo de fortalecer os vínculos comunitários e familiares sempre através de palestras e atividades. Mês passado o tema abordado discutiu a prevenção às drogas”, ressalta.

O evento desta semana contará com a presença do Corpo de Bombeiros, que participará de uma conversa para tirar dúvidas e passar ensinamentos sobre primeiros socorros, especialmente em relação os cuidados com crianças. Alessandra explica que os assuntos de debates são sugeridos pelos próprios frequentadores CRAS. “No início do ano a própria comunidade se reúne com a equipe e dão as sugestões do que eles querem ter acesso, do que desejam ter mais conhecimento”, explica a técnica.

Quanto ao jantar de casais, a psicóloga do PAIF Gisele Thomé Oliveira explica que o número de membros participantes já está definido e que o evento será algo realizado internamente. “Este é o nosso terceiro jantar de casais no qual o objetivo é resgatar a autoestima das relações conjugais e amorosas como meio de promover os vínculos familiares”, afirma.

O evento realizado uma vez ao ano é uma alusão ao Dia dos Namorados, que foi comemorado dia 12 deste mês. O jantar romântico irá contar também com dinâmicas entre casais, apresentações de vídeos e também música ao vivo. Ao todo, 80 pessoas estão confirmadas para o evento.

A secretária Municipal de Assistência Social, Solange Barp, enaltece a importância da figura paterna em eventos como esses. “Além do fortalecimento de vínculo é fundamental trazer a família para dentro do CRAS. Temos facilidade com crianças e mães, mas com os pais é mais difícil. O que queremos com esse jantar é que o pai venha, participe e possa olhar o mundo de um modo um pouco diferente. No dia, mantemos nosso foco por meio de trabalhos em grupo que auxiliam nessa comunicação”, afirma Solange.

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação

  • 8d452542ff48e010b121067cc1d90856
  • 0aa9fd0f504efab5575b9f25fcf23804
  • 6a3b8ce8728be7e5666700240d4a7886